Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Mudanças ao Longo do Tempo
Olá estudante!
Faça a leitura atenta!
Viajando pelas Transformações das Comunidades
- De acordo com o texto, o que aconteceu com João e Maria enquanto brincavam no parque?
- Você acha que as comunidades mudaram muito ao longo do tempo? Por quê?
- Como você imagina que será a comunidade do futuro, com base no que leu no texto?
Ao longo da história, as comunidades mudam de várias maneiras, incluindo em sua aparência, estruturas sociais, economia e tecnologia.
No passado, as pessoas viviam em casas simples, geralmente perto de rios ou áreas boas para plantar comida. Elas se comunicavam usando mensageiros ou sinais visuais, como fogueiras.
Com o tempo, novas tecnologias como a roda e a escrita surgiram, ajudando no desenvolvimento das sociedades. Grandes cidades começaram a se formar, com governos mais complexos e comércio movimentado.
Durante a Revolução Industrial, máquinas a vapor mudaram completamente a maneira como as pessoas trabalhavam e viviam. Muitas pessoas deixaram o campo para trabalhar nas fábricas das cidades.
No século XX, tecnologias como eletricidade, telefone e automóvel transformaram ainda mais as comunidades. As cidades cresceram rapidamente e novas formas de transporte, como o metrô, surgiram.
Hoje, vivemos em um mundo onde as comunidades estão muito interligadas. A tecnologia desempenha um papel importante em nossas vidas, desde como nos comunicamos até como trabalhamos. No entanto, as cidades enfrentam desafios como poluição e desigualdade social.
Atividades
QUESTÃO 1
Ao longo da história, as comunidades mudam de várias maneiras, incluindo em sua aparência, estruturas sociais, economia e tecnologia. As comunidades antigas seguiam o perfil
(A) As pessoas viviam em casas luxuosas e urbanas.
(B) A comunicação era principalmente por meio de tecnologias como telefone e internet.
(C) As comunidades eram geralmente localizadas em áreas favoráveis para a agricultura.
(D) O comércio era limitado devido à falta de desenvolvimento tecnológico.
QUESTÃO 2
Realize uma entrevista com um familiar ou amigo mais velho sobre as transformações nas comunidades. Deixe aqui o seu registro:
Entrevistado | |
Data de nascimento |
QUESTÃO 3
É muito importante entender sobre as mudanças nas comunidades ao longo do tempo, pois
(A) É necessário ignorar as lições do passado.
(B) É necessário compreender melhor o presente e planejar o futuro.
(C) É necessário compreender que as mudanças não têm impacto significativo.
(D) É necessário entender que as comunidades nunca mudam.
QUESTÃO 4
Analise os impactos das transformações nas comunidades ao longo do tempo, considerando aspectos como mudanças tecnológicas, urbanização e desafios enfrentados atualmente. Como essas transformações influenciaram a vida das pessoas e as dinâmicas sociais nas comunidades? Os impactos são apenas positivos? Registre em forma de texto!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI02-A) Compreender que a trajetória dos grupos humanos, ao longo do tempo, está marcada por grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade. (EF04HI02-B) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo e os marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.) que influenciaram a trajetória dos grupos humanos. (EF04HI03-A) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes, algumas mais rápidas (tecnologia, moda, etc.) e outras mais lentas ( hábitos e costumes), dando impressão de que estão paradas no tempo e, por isso, consideradas muitas vezes como “permanências”. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |