You are currently viewing História – Independência e Nação

História – Independência e Nação

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Independência e Nação

O conceito de nação é inerentemente complexo, pois envolve a inter-relação de fatores culturais, históricos, territoriais e sociais, conduzindo em última análise a uma identidade comum. Basicamente, uma nação é uma comunidade de pessoas unidas por laços comuns de cultura, língua e história e que partilham um sentimento de pertença e identidade a um determinado território. Contudo, o processo de definição e unificação de uma nação está frequentemente repleto de contradições, interesses diferentes e significados diferentes. O processo de independência do Brasil em 1822 ilustra essas complexidades.

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil#/media/Ficheiro:Pedro_Am%C3%A9rico_-_Independ%C3%AAncia_ou_Morte_-_cores_ajustadas.jpg>. Acesso em: 08 set. 2023.

Por um lado, a busca pela independência refletia o desejo do Brasil de um novo estatuto político, separando-o do colonialismo português. Estes movimentos são impulsionados por uma série de fatores, incluindo questões econômicas, políticas e culturais. As contradições marcam o caminho para a independência. Por exemplo, as elites coloniais no Brasil tinham interesses diversos. Alguns deles apoiaram a independência para preservar o seu estatuto e riqueza, enquanto outros se opuseram por medo de perderem os seus privilégios sob um governo independente. Além disso, a independência não trouxe mudanças significativas para a maioria da população, que consistia principalmente de escravos, indígenas e camponeses, e continuou a enfrentar a exploração e a desigualdade social.  Os interesses pós-independência incluíam o controle dos recursos econômicos do Brasil, como açúcar, café e produção de ouro. A agitação política em Portugal, a invasão de Napoleão e o debate entre o liberalismo e o absolutismo também desempenharam um papel importante neste processo. A independência permitiu que a elite do Brasil estabelecesse um governo mais estável e consolidasse seu poder. O significado de independência também varia. Por um lado, marca o início da formação da identidade nacional do Brasil e marca o caminho para se tornar uma nação com cultura, símbolos e história próprios.

Disponível em:<https://pixabay.com/pt/illustrations/brasil-bandeira-impress%C3%A3o-digital-652855/>. Acesso em: 08 set. 2023

O movimento romântico do Brasil, que surgiu no século XIX, promoveu os valores e a cultura brasileira e promoveu a unificação de uma identidade nacional distinta. No entanto, a independência não eliminou as desigualdades sociais e econômicas existentes, e muitos brasileiros continuaram a sofrer exploração e falta de oportunidades.  Em suma, o processo de independência do Brasil envolve as complexidades da construção da nação. Abrangendo contradições, múltiplos interesses e múltiplos significados, é um exemplo claro de como a construção da nação é um processo em constante mudança, influenciado por uma variedade de forças históricas e sociais. A independência é um passo importante no caminho do Brasil em direção a uma nação unificada, mas também revela desafios contínuos que moldaram a trajetória futura do país.

Responda às Questões

QUESTÃO 1

Defina “Nação”.

QUESTÃO 2

O conceito de nação é essencial para a compreensão da política, da cultura e das relações internacionais.

Qual das alternativas acima define corretamente uma nação?

(A) Uma nação é uma comunidade de pessoas unidas por laços culturais, históricos e territoriais que compartilham um senso de identidade e pertencimento.

(B) Uma nação se refere apenas a um grupo de pessoas que compartilham a mesma língua.

(C) Uma nação é um território autônomo e independente, independente de qualquer conexão cultural.

(D) Uma nação é uma comunidade de pessoas unidas apenas por laços econômicos.

QUESTÃO 3

Exemplifique quais mudanças políticas ocorreram no Brasil pós 1822.

QUESTÃO 4

Quais fatores contribuíram para as desigualdades sociais e econômicas no Brasil após a independência?

A) A abolição imediata da escravidão, que gerou igualdade de oportunidades para todos os grupos sociais.

B) A distribuição equitativa de terras e recursos naturais após a independência, garantindo a justiça social.

C) A concentração de poder e riqueza nas mãos da elite, que manteve o controle sobre a terra e os recursos produtivos.

D) A implementação de políticas de bem-estar social abrangentes que reduziram drasticamente as desigualdades.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
Referências:ARMITAGE, John. História do Brasil: desde o período da chegada da família real de Bragança, em 1808, até abdicação de D. Pedro I, em 1831, compilada à vista dos documentos públicos e outras fontes originais formando uma continuação da história do Brasil de Southey. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1981.
BERBEL, Márcia Regina. A nação como artefato. São Paulo: HUCITEC/FAPESP, 1999.
BERNARDES, Denis. O patriotismo constitucional: Pernambuco, 1820-1822. São Paulo: Hucitec: Fapesp: Recife, PE: UFPE, 2006.