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História – Identidade nacional brasileira: construção do Brasil não real.

Olá, educando (a). Esta videoaula de História do 8º ano foi veiculada na TV no dia 03 de Novembro de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula será abordado o conceito de identidade nacional. Demonstrado como essa identidade foi arquitetada e construída sob os auspícios da elite brasileira e não representa assim a verdadeira nação brasileira. Apresentado e debatido o sentido de cultura popular e como essa característica cultural influenciou na formação da identidade Nacional.

Temática – História – Identidade nacional brasileira: construção do Brasil não real. Disponível em: <https://baurutv.com/2017/01/25/identidade-nacional-o-que-e-ser-brasileiro/>. Acesso em: 06 de Outubro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática –  História – Identidade nacional brasileira: construção do Brasil não real.

HISTÓRIA | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: UILSON DUARTE

A Formação da Identidade Nacional Brasileira no século XIX

Falar sobre uma identidade nacional brasileira apresenta complexidade. A identidade brasileira foi fabricada aos poucos, ligada ao projeto de Estado e de nação de suas elites. Aqui cabe determinar que existe  uma cultura chamada de letrada (erudita) e não letrada (popular). A principal discrepância entre a cultura popular e a cultura erudita é que a primeira se baseia nos costumes e tradições do povo. Por outro lado, a cultura erudita seria alusiva com um pensamento mais crítico, elaborado e elitizado da sociedade.

A cultura popular é produzida de forma instintiva pelo grupo social que a produz. Geralmente, é disseminada de maneira oral e entre as famílias. 

Nesse processo, a nação e a identidade nacional surgiram depois da criação do próprio Estado brasileiro.

O conceito de Estado costuma estar atrelado ao conceito de nação, porém eles não são idênticos. O Estado é uma organização política com governo próprio, composta de aparelho administrativo (burocracia), que exerce domínio sobre determinado território. Já o conceito de nação envolve especificamente as pessoas que habitam o território, compartilhando características em comum que lhes concedem uma identidade: passado (experiência histórica), língua, costumes, religião e geografia. 

Assistam ao vídeo abaixo produzido pela FTD sobre nossa cultura e identidade para revisar esses conceitos.

Vídeo: Cultura brasileira e Identidade nacional produzido pela FTD Educação.

Link: <https://www.youtube.com/watch?v=0v583AWWlHw>. 

Você viu por meio do vídeo, que os povos constituintes na formação da identidade cultural e nacional brasileira e que reflete o nosso entendimento nos dias atuais. Porém, não podemos esquecer que a identidade brasileira foi construída aos poucos, ligada ao projeto de Estado e de nação de suas elites desde a época do Império do Brasil, perpassando pela República com a fabricação de seus heróis.

No final do século XIX, a vida cultural foi bastante influenciada pelas transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas no Brasil. 

A literatura  Esse período da literatura brasileira é chamado romantismo indianista que explorava temas ligados principalmente à natureza e aos indígenas e apresentava o ideal de construção e de exaltação da pátria. Com Machado de Assis ( 1839-1871) o chamado romance realista que ao contrário do romantismo, que exaltava o nacionalismo e um passado histórico idealizado, o realismo foi uma corrente contestadora, objetiva e voltada para os acontecimentos do presente.

A pintura → Nas artes plásticas, destacam-se as pinturas com temas religiosos e históricos, além dos temas relacionados ao cotidiano do povo brasileiro.

A música → Assim como os pintores, alguns músicos brasileiros foram apoiados pelo governo imperial para estudar na Europa. A música letrada ou culta não foi a única expressão musical durante o Segundo Reinado. Diversos ritmos e danças, como o frevo e o maxixe, ganharam espaço nas ruas e nos bailes populares. O frevo originou-se em Pernambuco, no final do século XIX, sob influência de ritmos afro-brasileiros. Era tocado por bandas militares e fanfarras populares para animar os desfiles de rua das cidades de Recife e Olinda. 

O Carnaval → No século XIX, começaram a surgir as primeiras sociedades carnavalescas no Rio de Janeiro, que tinham o objetivo de organizar as brincadeiras de rua para evitar problemas com a polícia. A partir da década de 1880, as sociedades carnavalescas investiram na produção de carros alegóricos para desfilar pelas ruas da cidade. Em cima desses carros, as bandas de músicos tocavam os ritmos carnavalescos mais conhecidos pela população, como a marcha, o maxixe e o frevo.

O fim da Monarquia no Brasil

A Monarquia imperial brasileira estava tropeçando no final do século XIX. Você conhecerá  fatores que  auxiliaram para que a crise no Império findasse na proclamação da República, em 1889. Para ajudar no seu entendimento, pense que o império tinha alguns pilares de sustentação que, aos poucos, foram caindo, deixando de manter o regime imperial em pé. Imagine que o Império é um grande edifício. Toda edificação precisa de uma base para permanecer firme, correto? A base de apoio do império, podemos dizer, era formada por um tripé de sustentação, que, aos poucos, deixou de apoiá-lo, jogando-o ao chão. Essa hipótese de  tripé era formada pelo apoio da Igreja, do exército e de setores escravocratas da sociedade brasileira. Cada um, ao seu tempo, deixou de amparar o sistema imperial, contribuindo para seu “derradeiro suspiro de vida”. Além desse tripé de apoio, podemos citar a instigante mobilização republicana no Brasil. Depois de 1870, jornais e clubes republicanos começaram a defender, cada vez mais insistentemente, a necessidade de se alterar o sistema de governo brasileiro.

Observem a imagem abaixo:

Revisão

Vimos nesta aula como se deu a construção e constituição da cultura nacional e identidade nacional no Brasil no século XIX. Identificamos que essa identidade foi construída sob a tutela da elite econômica e intelectual brasileira. Problematizamos sobre as condições que determinaram o fim da monarquia e o advento da República no Brasil.

Atividades

Questão 1 – Como sugestão de atividades você deverá acessar o site abaixo e preencher a cruzadinha disponível com informações referentes ao abolicionismo e imigração no Brasil. As respostas deverão ser dadas na própria página. 

Acesse o link: <https://studhistoria.com.br/cruzadinhas/brasil-imperio-abolicionismo-e-imigracao/>.

Questão 2 – Para você, o que é cultura? Como ela pode ser produzida?


Habilidades estruturantes: (EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX. 
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental,anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018.