You are currently viewing História – Fortalecer a Democracia por meio da diversidade

História – Fortalecer a Democracia por meio da diversidade

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

A história nos ajuda a compreender nossa sociedade ao fazer perguntas que visam esclarecer o presente. E para esclarecer essas dúvidas, questionamentos ou problemas elencados no presente, vai ao passado, buscando nas fontes históricas para que historicizemos o presente e dessa forma consigamos compreender nossa realidade e sociedade! Então …

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Leia atentamente o Inciso VI do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988 e responda as questões abaixo:

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Disponível em:<https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10730845/inciso-vi-do-artigo-5-da-constituicao-federal-de-1988>. Acesso em: 23 out. 2022.

Questão 1

Identifique e transcreva para seu caderno o que o inciso VI da Constituição Federal de 1988 estabelece com relação à liberdade religiosa .

Questão 2

Leia a manchete do portal G1:

Disponível em:<https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/menina-vitima-de-intolerancia-religiosa-diz-que-vai-ser-dificil-esquecer-pedrada.html>. Acesso em: 23 out. 2022.

As pessoas que cometeram o ato contra a menina Kailane respeitam a Constituição Federal? Explique

Questão 3

O que é uma Constituição de um país? Faça uma pesquisa e anote suas descobertas em seu caderno.

Questão 4

Converse com seus pais/responsáveis e colegas de classe e escrevam ideias de como podem fortalecer a Democracia por meio da diversidade.

SAIBA MAIS

Clique no play e vamos ter acesso a mais conhecimento.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 15° 7° Ano Democracia e Diversidade”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=x6ge3YsQfSM>. Acesso em: 28 out. 2022.

Canal ONU Brasil. No Brasil, diferentes crenças se unem no combate à intolerância religiosa

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3

Habilidade:(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
(GO-EF07HI14-A) Compreender as especificidades das trocas materiais e simbólicas, internas e externas realizadas por povos africanos antes da colonização que envolvia aldeões, grandes reinos e povos árabes.
Referencial teóricoSOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 3 ed. São Paulo: Ática, 2012. 

OLIVEIRA, ILZVER DE MATOS. RECONHECIMENTO JUDICIAL DAS RELIGIÕES DE ORIGEM AFRICANA E O NOVO PARADIGMA INTERPRETATIVO DA LIBERDADE DE CULTO E DE CRENÇA NO DIREITO BRASILEIRO. Revista de Direito Brasileira, [S.l.], v. 10, n. 5, p. 169-199, abr. 2015. ISSN 2358-1352. Disponível em: <https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2860>. Acesso em: 23 out. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2015.v10i5.2860.