You are currently viewing História – Era uma vez… Mudanças e permanências ao longo da história

História – Era uma vez… Mudanças e permanências ao longo da história

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O ser humano é dinâmico, ou seja, ele promove mudanças ao longo da história, buscando criar meios para facilitar a vida. A agricultura e a pecuária são atividades criadas pelos humanos que representaram profundas modificações no estilo de alimentação e moradia. Enfim, o desenvolvimento da agropecuária representou revoluções na história humana.

ERA UMA VEZ… MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DA HISTÓRIA

Fonte: pixabay.com

Os primeiros agrupamentos humanos conservavam o estilo de vida nômade, ou seja, não se fixavam em um local determinado. Assim, realizavam constantes migrações visando, principalmente, coletar alimentos da natureza e caçar animais. 

Os nômades vivem em grupos não muito grandes já que os deslocamentos ocorridos com bastante frequência são uma dificuldade para que um número maior de pessoas acompanhe o agrupamento.

A REVOLUÇÃO PELO DOMÍNIO DA AGRICULTURA

Em um determinado momento da pré-história, por volta de doze mil anos a.C., indivíduos ao observarem a natureza perceberam que as sementes que caiam ao solo, germinavam e davam origem a novas plantas. Assim, com o cultivo das espécies vegetais não haveria mais a necessidade de dependência da coleta de alimentos.

O domínio do cultivo e colheita de alimentos representou uma revolução radical no modo de vida humano, já que possibilitou aos agrupamentos fixarem-se em locais, constituindo vilarejos que, ao crescerem, deram origem às primeiras cidades. Tal acontecimento fez com que o nomadismo entrasse em declínio, dando origem à sedentarização. 

Os agrupamentos sedentarizados procuraram se estabelecer em localidades próximas a rios e com solo mais fértil para facilitar a prática da atividade agrícola. Com a sedentarização outras atividades também se desenvolveram como, por exemplo, o comércio e a pecuária.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

Questão 1

Observe a seguir imagens que representam a atividade agrícola desenvolvida em dois períodos distintos:

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arando_-el_saucejo-.jpg. Acesso em 25 jan. 2022

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ueberladewagen.jpg Acesso em 25 jan. 2022

Quais as principais diferenças que você pode perceber quanto ao modo de desenvolvimento da atividade agrária na comparação entre as duas imagens? 

Questão 2

O desenvolvimento das atividades agrárias depende da exploração dos recursos naturais, como a terra, as águas e o solo. A partir do momento que o ser humano dominou a agricultura, também outras atividades, como a pecuária, desenvolveram-se:

A atividade pecuária que se destina à criação de cavalos e éguas é a:

a) pecuária suína.

b) pecuária bovina.

c) pecuária bubalina.

d) pecuária equina.

Questão 3

O desenvolvimento das atividades agrárias depende da exploração dos recursos naturais, como a terra, as águas e o solo. Observe a imagem a seguir que demonstra uma área que está sendo preparada para a realização de atividade agropecuária.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:QueimadaSaoFelix.jpg. Acesso em 25 jan. 2022

O método utilizado para a exploração dos recursos naturais apresentado na imagem pode trazer quais impactos para o meio ambiente, animais e seres humanos? Comente.

Questão 4

Veja a tirinha a seguir:

Disponível em: CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis – História 4º Ano. São Paulo: Ática, 2021.

As mudanças e permanências são características importantes ao olhar para a história. Durante os anos houveram inúmeras transformações, inclusive nos tipos de moradia. E isso não quer dizer que as mudanças se encerraram, a todo momento pode ocorrer modificações. Na tirinha, o personagem promove uma alteração na construção, que mudança é essa? Com qual objetivo?

Questão 5

O domínio da agricultura e a consequente sedentarização possibilitou que muitos povos desenvolvessem técnicas voltadas ao aperfeiçoamento do plantio, irrigação e colheita.

Na Antiguidade, as construções desenvolvidas para conter a água e evitar transbordamento de áreas agrícolas são chamadas de:

a) diques.

b) currais.

c) aquedutos.

d) comportas.

Saiba mais

Que tal conhecer um pouco mais sobre a agricultura? A agricultura foi e é um marco na história.

Canal: Lorena Guimarães de Oliveira “Agricultura”. Disponível em https://https://www.youtube.com/watch?v=fU51nk6GOxY&t=9s. Acesso em 05/02/2022.

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.).
Referências:
BRITANNICA ESCOLA. Diques. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/dique/481730. Acesso em 27 jan. 2022.

CLICK ESCOLAR. Origens da agricultura. Disponível em: http://www.clickescolar.com.br/origens-da-agricultura.htm. Acesso em 27 jan. 2022.

 CULTURA MIX. Origem da Agricultura. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/origem-da-agricultura. Acesso em 27 jan. 2022.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

MÚSICAS TOP BRASIL SHOW.Cio da Terra Michel Teló, Paula Fernandes e Gusttavo Lima no Violão, 12/05/2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vqkrF0IYkeE>. Acesso em 06 fev. 2022.