You are currently viewing História – Entre a servidão no medievo e a escravidão

História – Entre a servidão no medievo e a escravidão

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Um dos objetivos da história é estudar as ações humanas ao longo do tempo, problematizar essas ações. Nesta atividade é abordado a questão da servidão medieval e a diferenciação em relação à escravidão. Então …

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES

Observe as duas imagens acima e depois responda às questões:

Questão 1

Identifique a que período da história “a primeira imagem remete” e classifique se o trabalho era relacionado à servidão ou escravidão. Anote sua resposta em seu caderno.

Questão 2

Identifique a que período da história “a segunda imagem” remete e classifique se o trabalho era relacionado à servidão ou escravidão. Anote sua resposta em seu caderno.

Questão 3

Aponte as diferenças entre “servidão e escravidão”. Anote sua resposta.

SAIBA MAIS

Aperte o play e vamos conhecer mais.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 16 7° Ano Trabalho análogo a escravidão”, Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=X7avQh9AjkM>. Acesso em 20 nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3

Habilidade:(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
(GO-EF07HI15-A) Identificar o trabalho escravo na antiguidade greco-romana e nos diferentes reinos e impérios africanos pré-coloniais e relacioná-lo com a servidão medieval, comparando semelhanças e diferenças bem como sua relação com a escravidão moderna.
Referencial teórico
SILVA, M. C. História Medieval. – São Paulo: Contexto, 2019.
SAINT-HILAIRE, Auguste de (1779-1853) (1936). Viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Geraes. São Paulo: Companhia Editora Nacional