Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
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HISTÓRIA E SUAS FONTES: COMO CONHECEMOS O PASSADO?
Você já parou para pensar sobre o que é História? Será que ela é apenas o estudo do passado ou algo que influencia diretamente nossa vida hoje? Quando falamos de História, falamos de mudanças, permanências e transformações das sociedades ao longo do tempo. Ela investiga as ações humanas, suas relações, culturas e impactos. Mas será que a História é uma ciência? Sim, pois utiliza métodos e fontes para investigar o passado, analisando documentos, imagens e relatos para interpretar os acontecimentos de maneira fundamentada. No entanto, como novas descobertas surgem, as interpretações podem mudar.
Outro aspecto importante é a identidade. O que define quem somos? Nossa identidade é construída por nossas experiências, valores e cultura, e está diretamente ligada à memória, que pode ser individual ou coletiva. A memória coletiva se manifesta em monumentos, tradições e registros históricos, ajudando a construir a identidade de um povo. E por falar em povo, você já pensou no que significa ser cidadão? Cidadania envolve direitos e deveres dentro de uma sociedade, como o direito ao voto e à liberdade de expressão, e evolui com o tempo. Entender a História nos ajuda a compreender como conquistamos esses direitos e como podemos exercê-los de maneira consciente.
Mas como se constrói a História? Ela não surge de um único ponto de vista, mas da análise de diferentes fontes e registros deixados ao longo do tempo. Os historiadores, verdadeiros “detetives do passado”, investigam vestígios materiais, escritos, orais e visuais para compreender os eventos e suas consequências. No entanto, a História não busca uma verdade absoluta, mas diferentes versões baseadas nas evidências disponíveis. Isso significa que o que conhecemos sobre o passado pode ser reinterpretado conforme novas informações são descobertas.
E quais são as fontes históricas? Elas podem ser primárias, como cartas, diários e objetos da época, ou secundárias, como livros e pesquisas baseadas em fontes originais. Podemos classificá-las em diferentes tipos: escritas, orais, materiais, visuais e até digitais. A tradição oral, por exemplo, é essencial para sociedades sem escrita, onde o conhecimento é transmitido de geração em geração por meio de mitos, lendas e relatos. Essas fontes nos ajudam a reconstruir histórias que, de outra forma, poderiam ser esquecidas.
Compreender a História nos permite refletir sobre o presente e planejar o futuro. Ao estudar diferentes sociedades e culturas, aprendemos a valorizar a diversidade e a importância da memória coletiva. Afinal, se conhecemos os erros do passado, podemos evitá-los? Como nossas ações de hoje serão lembradas pelas gerações futuras? O estudo da História nos mostra que somos parte dela e que cada escolha, grande ou pequena, influencia o mundo que estamos construindo.
Agora, pare um instante e pense: se um historiador do futuro estudasse sua vida e sua época, quais registros ele encontraria? O que faria parte da sua história? Afinal, todos nós somos agentes históricos e estamos escrevendo, a cada dia, os capítulos do mundo em que vivemos.
QUESTÃO 1
A História é construída a partir da interpretação das fontes disponíveis e pode ser reavaliada conforme novas descobertas são feitas. Considerando essa afirmação, explique como a História pode ser vista como um conhecimento em constante construção e cite um exemplo de evento histórico cuja interpretação tenha mudado ao longo do tempo.
QUESTÃO 2
A identidade de um povo está fortemente ligada à sua memória coletiva. Explique de que maneira a preservação da memória histórica contribui para a construção da identidade de uma sociedade e como o esquecimento de certos acontecimentos pode impactar essa construção.
QUESTÃO 3
A cidadania envolve a participação ativa dos indivíduos na sociedade, incluindo o exercício de direitos e deveres. Ao longo da História, o conceito de cidadania evoluiu, abrangendo novas perspectivas e lutas sociais. No mundo contemporâneo, esse conceito vai além do voto, incluindo também a participação na defesa de direitos humanos, no debate político e no engajamento social.
Com base no texto, a ampliação do conceito de cidadania pode ser exemplificada pela
(A) luta pelo direito ao voto, uma vez que o exercício da cidadania se restringe à participação eleitoral.
(B) atuação dos cidadãos na vida social, por meio do engajamento em causas coletivas e no debate público.
(C) exclusão da participação política da definição de cidadania, restringindo-a apenas a direitos econômicos.
(D) desvinculação dos direitos humanos da cidadania, priorizando apenas as normas jurídicas dos estados.
QUESTÃO 4
Os historiadores utilizam diferentes fontes para compreender o passado. Entre elas, destacam-se as fontes escritas, materiais, orais, visuais e digitais. No entanto, a interpretação dessas fontes exige um olhar crítico, pois cada uma delas reflete diferentes perspectivas e contextos da época em que foram produzidas.
Diante disso, um dos desafios da análise das fontes históricas está relacionado:
(A) à impossibilidade de reconstituir o passado, uma vez que todas as fontes históricas são inexatas e inconsistentes.
(B) ao fato de que as fontes devem ser consideradas verdades absolutas, já que foram produzidas no período em questão.
(C) à necessidade de interpretar as fontes de maneira crítica, considerando seu contexto e intenção originais.
(D) à superioridade das fontes materiais em relação às demais, pois objetos e artefatos não sofrem interpretações subjetivas.
Autoria: | Prof. Me. Júlio Cesar da Silva |
Formação: | Licenciatura em História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.] (GO-EF06HI02-B) Conhecer as diversas possibilidades de documentos: fontes históricas e vestígios, como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado, dentre elas a história oral como uma forma de preservar e/ou redefinir o conhecimento histórico e a memória. |
Referências: | HISTÓRIA, Coleção Ensino Fundamental 6º Ano: V. 1. Belo Horizonte: Bernoulli Sistema de Ensino, 2024. |