You are currently viewing História e Língua Portuguesa – Das cartas às mídias sociais

História e Língua Portuguesa – Das cartas às mídias sociais

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História e Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 12/08/21.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 
A escrita foi uma grande invenção. Com a evolução da história humana, as pessoas foram criando e diversificando o modo de se comunicar.
Nessa videoaula veremos que as comunicações podem ser realizadas por cartas e, perceberemos que com a internet foram disseminados outros meios para os indivíduos se conectarem, como as redes sociais e e-mails. 
Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ATIVIDADE 1

Suponha que você precise realizar uma comunicação com um amigo que mora em um local que não tem eletricidade, telefone ou acesso à rede mundial de computadores. Então você resolve escrever uma carta pessoal. 

1 – Quais são os elementos necessários para se escrever uma carta pessoal?

2 – Qual a diferença entre uma comunicação realizada por meio da carta e uma comunicação feita por uma rede social? 

ATIVIDADE 2

A imagem a seguir representa um profissional muito importante: o carteiro. 

Primeiros carteiros a atuar em Brasília enfrentaram a pecu… | Flickr

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/48599308342. Acesso em: 13/06/2021

1 – Qual a importância do carteiro para a comunicação entre as pessoas?

2 – Pergunte a um amigo ou alguém de sua família, se eles já receberam ou enviaram alguma carta e quais são as vantagens e desvantagens que essa pessoa percebeu quando utilizou esse meio de comunicação. 

ATIVIDADE 3

As redes sociais são meios muito utilizados atualmente. Com a disseminação da internet, as pessoas costumam criar páginas ou perfis para se conectarem com amigos e familiares. 

As comunicações por redes sociais possibilitam que pessoas que estejam em diferentes lugares do mundo possam manter contato. Porém, é preciso ter muito cuidado com o que colocamos e disponibilizamos nas redes. 

Converse com seus familiares e registre quais são os principais perigos que o uso descuidado das redes sociais podem trazer. 

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
(GO-EF04HI08-A) Compreender que educação, ciência, cultura e tecnologia são direitos essenciais e devem ser garantidos a todos, independentemente de classe social, raça, etnia, gênero, orientação sexual e religião.
(EF15LP05) Planejar o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.