You are currently viewing História do Papel

História do Papel

NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS FALAR SOBRE PAPEL. ISSO MESMO, PAPEL!

A palavra papel vem do Latim: Papyrus, e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo, no Egito.
Por volta de 3.000 a.C. (antes de Cristo), há mais ou menos 5.000 anos atrás, os egípcios inventaram uma espécie de papel feito dessa planta, e esse papel recebeu o nome de Papiro. Mas foi no ano de 105 d.C. (depois de Cristo) que o papel, como conhecemos hoje, foi inventado na China, por T’sai Lun. Uma invenção que ficou guardada a sete chaves pelos chineses.

T’sai Lun fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, resto de tecidos, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa, peneirou e obteve uma fina camada desse produto, que depois de seca, estava pronto o papel! Bacana a história da descoberta de um produto tão presente no nosso cotidiano, não é mesmo?

Abaixo tem um vídeo para você aprender a fazer papel reciclado. O mais bacana é que aprendendo a fazer papel usando o papel que não usaria mais, você vai entender melhor como as fibras compõem o papel. Não deixe de assistir!

“Papel Reciclado 01 – Conexão Escola” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=eW2pxzCoX50&feature=youtu.be

Que maravilha! Quanto papel que jogamos fora e que pode ser transformado em cartão de Natal, convite ou até mesmo embalagem para presente!
O que você colocaria no seu papel reciclado para fazê-lo mais personalizado?
Qual cor você colocaria na massa?

Atividade 1

Que tal você experimentar fazer uma folha de papel especial, com as dicas de materiais e procedimentos visto no vídeo?

Ciclo da Infância – Experiências e Curiosidades

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
Ciências da NaturezaCaracterísticas dos materiais: Origem dos materiais Consumo consciente Práticas de descarte de materiais Preservação ambientalComparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Identificar as partes te dos materiais na escola, em casa, no bairro e em seu município, relacionando-as à conservação do ambiente e profilaxia de doenças. (GO-EF01CI0
Arte Artes VisuaisContextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionaisApontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar, criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo o respeito às diferenças sociais e compreendendo-se enquanto sujeito atuante na sociedade