You are currently viewing História – Do carro de boi ao caminhão

História – Do carro de boi ao caminhão

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

Os meios de transporte terrestre são fundamentais para  transporte de pessoas e de cargas. Desde a invenção da roda até a disseminação dos motores mais modernos, os transportes terrestres estão presentes nas diferentes sociedades e contribuíram para facilitar os deslocamentos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carro_de_boi.png. Acesso em 13 ago. 2022

QUESTÃO 1

Ao longo da história, o ser humano utilizou e ainda utiliza transportes que são movidos por tração animal. Veja alguns exemplos:

Disponível em:https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/43484925195. Acesso em 13 ago. 2022

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/10015563@N03/13083863305. Acesso em 13 ago. 2022

Em sua opinião, esta é a melhor forma de transportar pessoas e mercadorias? Você acredita que os animais que exercem este tipo de tração, apresentam uma boa qualidade de vida?

QUESTÃO 2

O meio de transporte terrestre pode ser realizado não só pelas rodovias e estradas, mas também pelas ferrovias. Os trens possuem grande capacidade de carga percorrendo grandes distâncias. 

  1. Você já utilizou ou conhece alguém que se deslocou por meio do transporte ferroviário?
  2. Quais vantagens o meio de transporte ferroviário possui quando comparado ao transporte rodoviário?

QUESTÃO 3

A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Festa_do_Carro_de_Boi,_distrito_de_Raposo,_munic%C3%ADpio_de_Itaperuna,_Estado_do_Rio_de_Janeiro.jpg. Acesso em 13 ago. 2022

Qual a importância do reconhecimento dos carros de boi como elemento do patrimônio cultural brasileiro?

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Meios de transporte terrestre”. Disponível em: https://youtu.be/a_T2ZydoMwU Acesso em: 14 ago 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Referências
MEIOS DE TRANSPORTE. Transporte terrestre. Disponível em: https://meios-de-transporte.info/transporte-terrestre.html#:~:text=Afirma%2Dse%20que%20os%20primeiros,e%20locais%20com%20plantas%20rasteiras. Acesso em: 13 jun. 2022.

RECORD TV GOIÁS. Tradição dos carros de bois é mantida por homens e mulheres no campo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RMHrgiKkXLs. Acesso em 13 ago. 2022. 

TV BRASIL GOV. Conheça um pouco do transporte ferroviário no Brasil. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=f0nl59rlgEk. Acesso em 13 ago. 2022.