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História – Do campo para a cidade

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Do campo para a cidade

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/cabana-celeiro-natureza-panorama-6091451/. Acesso em 26 fev. 20222

A vida no campo pode ser bem diferente da vida na cidade. Muitas atividades econômicas são predominante realizados na zona rural, como o plantio e colheita de alimentos. os movimentos migratórios de êxodo rural, ou seja, quando as pessoas mudam do campo para a cidade são comuns na história humana e geraram impactos na organização social.

Na história humana, os processos de migração estiveram presentes em vários momentos, modificando as estruturas sociais e o modo como as pessoas realizavam as atividades produtivas. 

A migração é compreendida como um fenômeno em que os agrupamentos humanos se deslocam de uma região para outra por diferentes razões: questões climáticas, busca de locais que possibilitam uma melhor produção e condição de vida.

Brasil e a sua vocação agrária

O Brasil é um país que foi colonizado pelos portugueses que ao chegarem no território brasileiro, no início do século XVI, povoaram inicialmente o litoral nordestino. As primeiras explorações econômicas eram relacionadas à extração de madeiras (principalmente o pau-brasil) e o cultivo da cana-de-açúcar. 

A cana-de-açúcar era cultivada nos engenhos e no mesmo local o produto era beneficiado, produzindo-se a açúcar, o melaço e a aguardente. A principal mão-de-obra eram pessoas escravizadas trazidas do continente africano e os produtos eram destinados aos países europeus. 

Com a interiorização do Brasil, ou seja, com os movimentos de povoamento das regiões do interior do país, outras atividades como a pecuária e cultivo de café foram ganhando espaço. 

Desse modo, desde o início de sua colonização o Brasil já demonstrou uma vocação para realização de atividades agrárias, com grande parte da população vivendo na zona rural.

Industrialização e êxodo rural

Em meados do século XX, o Brasil recebeu grandes investimentos dos proprietários cafeicultores do Sudeste, para a criação de indústrias. Com a disseminação da atividade industrial, as cidades aumentaram os postos de trabalho, o que possibilitou a migração de várias pessoas para a zona urbana à procura de oportunidades de emprego.  

O êxodo rural é entendido como o movimento migratório de pessoas da zona rural para a zona urbana.  O êxodo rural no Brasil foi intenso após 1950, modificando a estrutura social do país, já que atualmente a maior parte da população vive nas cidades.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

Questão 1

Na história brasileira, a partir da segunda metade do século XX, muitas famílias decidiram migrar do campo para a cidade, buscando novas oportunidades de emprego. 

Observe o mapa e o gráfico a seguir, que mostra a população urbana no Brasil no início do século XXI:

Porcentagem da população brasileira que vive em área urbana, por Região (2015): Brasil 85%; Sudeste 93%; Centro-Oeste 90%; Sul 86%; Norte 75%; Nordeste 73%

Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/17663-populacao-urbana-e-populacao-rural.html. Acesso em 26 fev. 2022

Após a observação do gráfico, pode-se afirmar que a região brasileira que apresenta o maior percentual de pessoas vivendo na zona rural é a região:

(a) Sudeste

(b) Nordeste

(c) Sul

(d) Centro Oeste

Questão 2

Costuma-se dizer que o Brasil possui uma vocação agrária, ou seja, as atividades realizadas no campo estiveram presentes na organização da sociedade.

No início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, as principais atividades econômicas foram desenvolvidas no litoral, com predominância do cultivo de:

(a) Hortaliças

(b) Cana-de-açúcar

(c) Suínos

(d) Verduras

Questão 3

Várias famílias goianas, em algum momento da sua história, realizaram o êxodo rural. Tal situação fez com que a cultura do estado de Goiás tivesse muitas influências de hábitos e culinárias vindos do campo. 

Faça uma pesquisa e registre pratos típicos e hábitos originados do campo e que são realizados por pessoas que moram na cidade.

Questão 4

Observe a imagem a seguir que demonstra o modo de produção no campo:

  Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1589161. Acesso em 26 fev. 2022.

a) Quais os instrumentos ou recursos são utilizados pelos trabalhadores?

b) Quais as diferenças podem ser indicadas entre o trabalho tradicional realizado na cidade e o modo de produção representado na imagem?


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

IBGE EDUCA. População urbana e população rural. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/17663-populacao-urbana-e-populacao-rural.html. Acesso em 22  fev. 2023.

MULTIRIO. O engenho colonial. Disponível em: https://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/historia-do-brasil/america-portuguesa/8733-o-engenho-colonial. Acesso em 22  fev. 2023.

RECORD TV GOIAS. Vida no campo: A rotina de um lavrador que ama viver na roça. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6gSkHXZo5Ao. Acesso em 22 fev. 2023.

TODA MATÉRIA. Industrialização no Brasil. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao-no-brasil/. Acesso 22  fev. 2023.