You are currently viewing HISTÓRIA – DIREITOS E DEVERES DE UM CIDADÃO: CRIANÇAS TÊM DIREITOS E DEVERES

HISTÓRIA – DIREITOS E DEVERES DE UM CIDADÃO: CRIANÇAS TÊM DIREITOS E DEVERES

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS CONHECER OS DIREITOS E DEVERES DE CADA CIDADÃO. TODOS NÓS TEMOS DIREITOS E DEVERES A CUMPRIR. É ISSO QUE FAZ DE NÓS UM CIDADÃO

CONHECER DIREITOS E DEVERES É UMA FORMA DE A CRIANÇA NÃO SÓ COMPREENDER NOÇÕES DE CIDADANIA, COMO TAMBÉM DE SE PERCEBER COMO CIDADÃ. A PROPOSTA DESTA SEQUÊNCIA, ALÉM DE PASSAR AO ALUNO ESSAS NOÇÕES, É ESTIMULÁ-LO A COMPREENDER SEU PAPEL COMO SUJEITO ATIVO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE E A IDENTIFICAR SEUS DIREITOS E DEVERES. VEJAM A VIDEOAULA QUE PREPARAMOS PARA VOCÊS.

HISTÓRIA/ 2 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

EXISTEM DOCUMENTOS QUE ASSEGURAM ESSES DIREITOS, COMO: 

• A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE É O CONJUNTO DE LEIS QUE REGE O BRASIL; 

• A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA GARANTE O BEM ESTAR, A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS; 

• O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DEDICADA AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, CUJA APROVAÇÃO, EM 1990, FOI UMA CONQUISTA IMPORTANTE. 


OS DIREITOS DAS CRIANÇAS:

• DIREITO À MORADIA; 

• DIREITO DE FREQUENTAR A ESCOLA; 

• DIREITO À ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE; 

• DIREITO DE RECEBER ASSISTÊNCIA MÉDICA; 

• DIREITO AO LAZER.

OS DEVERES DAS CRIANÇAS:

• DEDICAR-SE AOS ESTUDOS; 

• RESPEITAR OS COLEGAS; 

• RESPEITAR OS PROFESSORES; 

• NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO; 

• AJUDAR OS ADULTOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS.


CHEGOU A HORA DA ATIVIDADE. VAMOS LÁ?

 ATIVIDADE 1

ESCREVA DOIS DIREITOS DA CRIANÇA QUE DIZEM RESPEITO AO AMBIENTE DOMÉSTICO E ESCOLAR:


ATIVIDADE 2

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 

A. (   ) TODA CRIANÇA TEM COMO DEVER RESPEITAR SEU PROFESSOR E OS COLEGAS. 

B. (   ) AS CRIANÇAS DEVEM TRABALHAR PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA. 

C. (   ) AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS E NENHUM DEVER


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • COMPREENDER SEU PAPEL COMO SUJEITO ATIVO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE;
  • CONHECER O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;
  • IDENTIFICAR SEUS DIREITOS E DEVERES.

HABILIDADES ESTRUTURANTES
(EF02HI01) RECONHECER ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E IDENTIFICAR OS MOTIVOS QUE APROXIMAM E SEPARAM AS PESSOAS EM DIFERENTES GRUPOS; (EF02HI02) IDENTIFICAR E DESCREVER PRÁTICAS E PAPÉIS SOCIAIS QUE AS PESSOAS EXERCEM EM DIFERENTES COMUNIDADES.