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História – Declaração de direitos do homem e do cidadão

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão nasceu das reivindicações do povo na Revolução Francesa em 1789. O documento é baseado na ideia de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e influenciou muitas Constituições, inclusive a brasileira.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:D%C3%A9claration_des_droits_de_l%27Homme_-_Mus%C3%A9e_de_la_R%C3%A9volution_fran%C3%A7aise.jpg. Acesso em 21 nov. 2022

QUESTÃO 1

Leia o artigo 4° da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão:

Artigo 4º- A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que não prejudique outrem: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão os que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela Lei.

Agora, leia o trecho de uma notícia:

Cinquenta milhões de pessoas viviam em situação de escravidão moderna em 2021, segundo as mais recentes estimativas mundiais sobre escravidão moderna. Dentre essas pessoas, 28 milhões realizavam trabalhos forçados e 22 milhões estavam presas em casamentos forçados. O número de pessoas em situação de escravidão moderna aumentou consideravelmente nos últimos cinco anos. Em 2021, 10 milhões de pessoas a mais estavam em situação de escravidão moderna em comparação com as estimativas globais de 2016. Mulheres e crianças continuam sendo desproporcionalmente vulneráveis. A escravidão moderna está presente em quase todos os países do mundo e atravessa fronteiras étnicas, culturais e religiosas.

 Disponível em:https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_855426/lang–pt/index.htm. Acesso em 21 nov. 2022

Após a leitura dos dois trechos, em sua opinião, a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão está sendo garantida às pessoas? Por quais razões?

QUESTÃO 2

Veja a charge a seguir:

Disponível em: http://gilmaronline.blogspot.com/2018/02/charge-igualdade-na-educacao.html Acesso em 21 nov. 2022

  1. Todas as crianças têm condições iguais de acesso à educação? Por quais razões?
  2. Como as crianças podem ser prejudicadas quando não é oferecida uma educação de qualidade?

QUESTÃO 3

O artigo 5º da Constituição Federal Brasileira informa que todos são iguais perante a Lei, não havendo espaço para desigualdades entre homens e mulheres.

Em sua opinião, na vida em sociedade os homens e as mulheres recebem tratamento igual na busca por seus direitos? Por quais motivos isso acontece?

SAIBA MAIS

Por falar em direitos, você conhece o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Estatuto da criança e do adolescente” Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=88Q0mKSwkFo&feature=youtu.be Acesso em: 18 Dez 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Referências
BRASIL ESCOLA. O que é Revolução Francesa? Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-revolucao-francesa.htm. Acesso em 21 nov. 2022.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 21 nov. 2022.
CANAL GIZE ZA. Conceito de Revolução. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x6wgb1J1HsA&t=5s .  Acesso em 21 nov. 2022.
CHARLIER, Ana Maria; SIMIELLI, Ana Maria. Ápis história. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.
UFSM. Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão . Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/414/2018/10/1789.pdf. Acesso em 21 nov. 2022.