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História – Culturas diferentes, calendários diferentes!

Olá, estudante. Esta videoaula de História do 6º ano foi veiculada na TV no dia 29/11/2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula será apresentado que diferentes culturas geraram diferentes calendários ao longo do tempo. As formas para marcar e contar o tempo são determinantes para a existência dessas culturas diferentes. Analisaremos alguns calendários de alguns povos.

Temática – História – Culturas diferentes, calendários diferentes. Disponível em: <https://educacional.cpb.com.br/conteudos/conhecimento-conteudos/cada-um-tem-o-seu-tempo/>. Acesso em: 03 de Novembro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Culturas diferentes, calendários diferentes!

HISTÓRIA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: UILSON DUARTE

Culturas diferentes, calendários diferentes!

Caríssimos estudantes hoje apresentaremos noções sobre o tempo e como o homem aprendeu a marcar esse tempo em suas realizações diárias para melhor organização de seu tempo e espaço. conhecerão alguns povos (culturas) que apresentam formas diferentes de marcar o tempo. Bora lá?

Tempo e História

Você já percebeu que o tempo tem um papel importante no estudo da História, assim como em nossa vida.

Existem diversas formas de dividir e marcar o tempo. Vários povos elaboraram divisões do tempo com base no movimento da Terra em torno do Sol ou nas fases da Lua. Os seres humanos estabeleceram a duração das horas, dos dias, das noites, dos meses e das estações observando a natureza e suas mudanças.

A duração de um dia, para nós, é determinada pelo tempo que a Terra leva para completar uma rotação em torno do próprio eixo. Dividimos o dia em 24 partes iguais, chamadas horas. Dividimos as horas em 60 minutos e estes em 60 segundos. De acordo com essa divisão, o dia começa oficialmente a zero hora (ou à meia-noite).

Os antigos povos da Mesopotâmia dividiam o dia de forma diferente. Para eles, o dia era composto de 12 partes e começava quando o Sol estava a pino, momento que, para nós, estaria próximo do meio-dia. Para outros povos, o dia se iniciava quando o Sol aparecia no horizonte. Para os seguidores da religião judaica, o dia começa com o pôr do Sol.

Embora a passagem do tempo seja um fenômeno da natureza, a forma de perceber e dividir o tempo é uma criação humana e, portanto, varia de acordo com cada povo.

 Os calendários

Ao longo da História, foram elaboradas diferentes divisões do tempo e algumas delas em até hoje. O calendário é uma forma de organizar o tempo, agrupando os dias em meses, e os meses em anos.

Os povos podem dividir o tempo de distintas formas: conforme os fenômenos da natureza, as crenças, interesses e preocupações diversas, como plantio e colheita. Com base no movimento da Lua e do Sol ou em fatos tidos como importantes de sua história, cada povo criou seu próprio calendário.

Alguns calendários foram adotados por diversos povos para uso próprio. Outros foram impostos por conquistadores aos povos dominados. Observe o calendário abaixo:

Disponível em:<https://educacional.cpb.com.br/conteudos/conhecimento-conteudos/cada-um-tem-o-seu-tempo/>. Acesso em 10 Novembro 2021.

Disponível em: VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. PNLD 2020.p.21

O exemplo mostrado acima é de um calendário indígena agrícola, podemos perceber essa característica analisando os meses e o que cada desenho representa! 

Vamos agora ler duas notícias de povos e culturas distintas e precisamos pensar sobre suas formas únicas de marcar o tempo!

Notícia 1 (16/2/2018)

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de>. Acesso em: 132 Outubro de 2021.

 Notícia 2 (8/9/2010)

Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/>. Acesso em: 13 Outubro de 2021.

Observando as manchetes acima podemos questionar: Por que isso acontece? Quais razões ou circunstâncias permitiram isso?

Calendário Chinês 

O calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar. A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

O calendário islâmico

O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário baseado no ciclo lunar e composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A origem deste calendário remonta à Hégira que foi a migração de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.

Calendário Maia

Pesquisadores estimam que o calendário Maia foi usado pela primeira vez por volta de 550 a.C. É baseado no ciclo solar com 365 dias agrupados em 18 meses de 20 dias e mais cinco dias que não pertencem a nenhum mês e são acrescentados ao calendário para completar o ano. Foi o calendário mais elaborado das antigas civilizações pré-colombianas. Os maias acreditavam que o Planeta Terra possui uma existência de 5 grandes ciclos ou eras, com duração de 5.125 anos cada ciclo. Estaríamos vivendo atualmente o final do quinto ciclo que se encerra, segundo a crença maia, em 2012. Mas essa previsão catastrófica não é confirmada cientificamente.

Textos e imagens disponíveis em: <https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia>. Acesso em: 13 Outubro de 2021.

De acordo com o calendário cristão, hoje aceito na maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil, os anos começam a ser enumerados a partir do nascimento de Jesus Cristo (ano 1). Os anos anteriores ao nascimento de Cristo são enumerados na ordem decrescente, sempre seguidos pela sigla a.C., que significa “antes de Cristo”.

No calendário judaico, o marco inicial (ano 1) é a criação do mundo, o que, segundo a Bíblia, ocorreu em 3760 a.C. Já no calendário muçulmano, o ano 1 corresponde à partida de Maomé (fundador da religião islâmica) da cidade de Meca para Medina em 622 d.C.  

Os calendários foram criados a partir de eventos que marcaram sua cultura. Desta forma, estabeleceu-se assim, marcos de contagem que fizeram com que cada povo construísse o seu próprio calendário.

Atividades

Questão 1 – Determine o por que existem diferentes calendários no mundo.

Questão 2 – Apresente o fato que marca o início da contagem do tempo para os Judeus, Cristãos e Muçulmanos.

Questão 3 – Você considera importante respeitar culturas diferentes culturas? Justifique a sua resposta.

Questão 4 – No calendário Cristão estamos no ano de 2021. Determine em que ano está o calendário Judeu e Muçulmano?


Habilidades Estruturantes:(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social.
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. PNLD 2020
VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. PNLD 2020