You are currently viewing História – Relação com a natureza

História – Relação com a natureza

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O ATO DE CONSUMIR PRODUTOS É FUNDAMENTAL PARA QUE O SER HUMANO ATENDA ÀS SUAS NECESSIDADES. PORÉM, EM VÁRIAS SITUAÇÕES, O CONSUMO SE TORNA SUPÉRFLUO, OU SEJA, BUSCAM-SE PRODUTOS QUE NÃO SÃO ESSENCIAIS. 

COMO A NATUREZA É EXPLORADA PARA SE RETIRAR AS MATÉRIAS-PRIMAS, O CONSUMO CONSCIENTE TORNA-SE IMPORTANTE PARA QUE OS RECURSOS NATURAIS NÃO SEJAM ESGOTADOS.

RELAÇÃO COM A NATUREZA

Fonte: pixabay.com

O SER HUMANO FAZ PARTE DA NATUREZA E COM ELA RELACIONA-SE PARA OBTER OS BENS NECESSÁRIOS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS É INDISPENSÁVEL PARA QUE OS ALIMENTOS SEJAM PRODUZIDOS.

MATÉRIAS-PRIMAS SÃO OS MATERIAIS BÁSICOS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DE BENS E PRODUTOS. ELAS SÃO EXTRAÍDAS DIRETAMENTE DA NATUREZA E SÃO TRANSFORMADAS EM PRODUTOS PARA O CONSUMO. EXEMPLOS COMUNS DE MATÉRIAS-PRIMAS SÃO MINERAIS, METAIS, MADEIRA, PETRÓLEO, PRODUTOS AGRÍCOLAS, ENTRE OUTROS.

COMO A RETIRADA DAS MATÉRIAS-PRIMAS É FEITA DA NATUREZA É PRECISO UMA ATUAÇÃO CONSCIENTE PARA QUE OS RECURSOS NATURAIS NÃO SE ESGOTEM. O CONSUMO CONSCIENTE É AQUELE QUE SE PREOCUPA COM A EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DOS PRODUTOS UTILIZADOS. 

A RECICLAGEM É UM EXEMPLO DE PRÁTICA DE CONSUMO CONSCIENTE, POIS É O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTADOS EM NOVOS PRODUTOS, EVITANDO QUE SEJAM SIMPLESMENTE DESCARTADOS NO MEIO AMBIENTE. É UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL QUE BUSCA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO E O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA PRODUÇÃO DE NOVOS MATERIAIS.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

LEIA A NOTÍCIA A SEGUIR:

PREFEITURA RETIRA MAIS DE 300 KG DE LIXO NO BOSQUE DOS BURITIS

EM AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROMOVIDA, A PREFEITURA DE GOIÂNIA REMOVEU MAIS DE 300 QUILOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS DEIXADOS NA ÁREA DE MATA DO BOSQUE DOS BURITIS. A INICIATIVA DA AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (AMMA) REUNIU CERCA DE 50 VOLUNTÁRIOS COM O OBJETIVO DE EVITAR A POLUIÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA DA UNIDADE E A INTOXICAÇÃO DOS ANIMAIS.

SEGUNDO O SUPERINTENDENTE DE GESTÃO AMBIENTAL DA AMMA, ORMANDO PIRES, A MAIORIA DO MONTANTE DE LIXO RECOLHIDO É COMPOSTA DE GARRAFAS PLÁSTICAS, QUE SÃO DEIXADOS NA MATA PELOS FREQUENTADORES DO LOCAL. “SÃO MATERIAIS QUE LEVAM CENTENAS DE ANOS PARA SE DECOMPOR E PREJUDICAM TODO O ECOSSISTEMA DO BOSQUE. POR ISSO, PRECISAMOS DE UMA FORÇA-TAREFA PARA CONTER OS EFEITOS DA DEGRADAÇÃO FREQUENTE A QUE A UNIDADE TEM SIDO SUBMETIDA”.

PREFEITURA DE GOIÂNIA. Prefeitura retira mais de 300 kg de lixo no Bosque dos Buritis. Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-retira-mais-de-300-kg-de-lixo-no-bosque-dos-buritis/.Acesso em 27 abr. 2022

A) QUAL PROBLEMA AMBIENTAL VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO? COMO ESSE PROBLEMA SURGE?

B) DE QUE FORMA ESSE PROBLEMA PODE AFETAR A VIDA DAS PESSOAS EM SOCIEDADE?

QUESTÃO 2

OBSERVE A SEGUIR UMA CAMPANHA DA PREFEITURA DE GOIÂNIA QUE TRATA DA IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA:

Disponível em:https://www.goiania.go.gov.br/shtml/coletaseletiva/download.shtml. Acesso em 27  abr. 2022.

A) A COLETA SELETIVA FAZ PARTE DA ROTINA DE SUA FAMÍLIA?

B) PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA HÁ PEV´S (PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA) PARA O DEPÓSITO DO MATERIAL RECICLÁVEL?

C) O CAMINHÃO DA COLETA SELETIVA PASSA EM SUA RUA?

QUESTÃO 3

A EXPLORAÇÃO DA NATUREZA É UMA ATIVIDADE HUMANA NECESSÁRIA PARA OBTENÇÃO DOS BENS.

OS MATERIAIS RETIRADOS DA NATUREZA PARA A PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO SÃO CHAMADOS DE:

A) MATERIAIS BÁSICOS

B) MATÉRIAS-PRIMAS

C) MATERIAIS MANUFATURADOS

D) MATÉRIAS-NATURAIS

QUESTÃO 4

O CONSUMO CONSCIENTE EXIGE PRÁTICAS DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.

O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTADOS EM NOVOS PRODUTOS É RECONHECIDO COMO:

A) RECICLAGEM.

B) REUTILIZAÇÃO.

C) READAPTAÇÃO.

D) REMODELAÇÃO.

SAIBA MAIS

Você pratica a coleta seletiva?

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Coleta seletiva”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3g7a2Rz6YZI>. Acesso em: 30 abr 2022

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF02HI11-C) Conhecer e refletir sobre as mudanças relacionadas ao trabalho e ao consumo da comunidade que ocorreram devido às inovações tecnológicas.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

ESCOLA KIDS. Matéria-prima. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/materiaprima.htm Acesso em 27 de abril de 2022.

INSTITUTO AKATU. De onde vem? Para onde vai? Sacolas plásticas. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=AXrIWrJL0bw&t=10s. Acesso em 27 de abril de 2022. 

MOURA, Natalia. Consumismo: você sabe o que é isso? Disponível em: https://www.politize.com.br/consumismo-o-que-e/. Acesso em: 27 de abril de 2022.