You are currently viewing HISTÓRIA – Bens públicos

HISTÓRIA – Bens públicos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Os bens públicos existem para atender as necessidades da coletividade. Visam garantir o acesso a direitos básicos, como o lazer a educação e a saúde. É dever do Poder Público, em parceria com a comunidade zelar pela preservação dos bens públicos..

BENS PÚBLICOS

 Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/balan%C3%A7o-crian%C3%A7a-parquinho-pracinha-556030/.Acesso em 18 out. 2023.

Os bens públicos são de fundamental importância para a sociedade. Eles são elementos essenciais para que o Estado possa realizar as suas funções básicas e para o atendimento das necessidades das pessoas de forma coletiva.

Os bens públicos englobam recursos naturais, bens do patrimônio histórico, praças, ruas, instalações esportivas, escolas, hospitais, entre outros. São bens necessários para garantir o acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, segurança, lazer e transporte.

Além disso, os bens públicos são destinados ao uso de todos  e não podem ser apropriados por indivíduos de forma exclusiva ou para uso privado. Eles são administrados pelo Estado, que tem o dever de preservá-los e utilizá-los de forma adequada, visando a garantia do bem-estar e interesse público. Portanto, os bens públicos são essenciais para o desenvolvimento e organização da sociedade, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.

Algumas atitudes podem ser realizadas para a manutenção e preservação dos bens públicos como, por exemplo, não jogar lixo nos locais, denunciar depredações (pichações) e execução de ações de limpeza por parte da própria comunidade. 

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Observe os espaços representados nas imagens, identifique qual o bem público representado e a finalidade para a coletividade:

a)

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/parque-infantil-1213772/.Acesso em 18 out. 2023.

Bem Público:

Finalidade para a coletividade:

b)

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/enfermaria-hospital-1338585/.Acesso em 18 out. 2023.

Bem Público:

Finalidade para a coletividade:

QUESTÃO 2

Leia o trecho da notícia:

“O Coreto da Praça Cívica é pichado pela segunda vez desde a entrega da obra de restauração que ocorreu em maio deste ano. Além dos atos de vandalismo, a pintura de um dos patrimônios mais importantes da Art Déco em Goiânia já está desmanchando. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a obra de revitalização do Coreto em maio deste ano, mas o local foi pichado e necessitou de uma nova pintura.

Várias outras obras do patrimônio histórico da região central da Capital também sofrem com vandalismo e má conservação. Outro símbolo da Art Déco em Goiânia, a fachada do Grande Hotel, está repleta de pichações, vidros danificados e com infiltrações. Várias luminárias da Avenida Goiás também estão quebradas. A questão levanta debates dos caminhos da preservação de patrimônio.”

Disponível em: https://ohoje.com/noticia/cidades/n/183868/t/coreto-da-praca-civica-sofre-com-depredacoes-constantes-em-goiania/.Acesso em 18 out. 2023.

a) Quais ações descritas na reportagem demonstram o desrespeito ao patrimônio Público?

b) Você já visualizou em sua cidade algum dano ou depredação aos bens públicos? Explique.

QUESTÃO 3

Os bens públicos garantem o acesso à direitos fundamentais dos cidadãos e possuem características necessárias para a sua conservação. 

Assinale a alternativa que corretamente aponta uma característica do bem público.

a) O bem público é inalienável.

b) O bem público pertence ao particular.

c) O bem público pode ser vendido pelo gestor público.

d) O bem público representa interesse privado.

QUESTÃO 4

O bem público necessita de preservação e manutenção periódica para que não sejam deterioradas e percam suas funções básicas. 

Assinale a alternativa que indica corretamente a entidade responsável pela limpeza e manutenção de bens públicos da cidade de Goiânia:

a) Companhia de Conservação Goianiense .

b) Companhia de Urbanização de Goiânia. 

c) Companhia de Limpeza Urbana.

d) Companhia de Manutenção de Infraestrutura. 


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
Referências:CANAL CINE 81. Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qu5nJEKM0h8. Acesso em 18 out. 2023. 

COMPANHIA DE URBANIZAÇÃO DE GOIÂNIA- COMURG. Sobre a Companhia. Disponível em:  https://www.goiania.go.gov.br/comurg/sobre-a-secretaria/ . Acesso em: 18 out. 2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.