You are currently viewing História – Atividades industriais

História – Atividades industriais

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

As indústrias desempenham um importante papel na economia como, por exemplo, através da geração de empregos. As atividades industriais são caracterizadas pelo beneficiamento ou transformação de matérias-primas em um produto acabado.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/f%c3%a1brica-constru%c3%a7%c3%a3o-fuma%c3%a7a-ind%c3%bastria-48781/. Acesso em 15 out. 2022

QUESTÃO 1

Muitos produtos industrializados estão presentes em nossas casas. Pegue um produto que foi produzido pela indústria, observe os dados na embalagem e responda às seguintes questões:

  1. Onde está localizada a indústria que produziu o produto?
  2. Quais foram os insumos necessários para a produção do produto?
  3. Por qual motivo você ou sua família adquiriram o produto?

QUESTÃO 2

As indústrias presentes nas cidades são importantes para a geração e manutenção dos postos de trabalho. Uma grande indústria é capaz de gerar milhares de empregos, movimentando a economia local.

Faça uma pesquisa sobre as indústrias de sua região e descreva quais os principais setores ou atividades em que elas atuam.

QUESTÃO 3

Leia a notícia a seguir:

Atualmente, os termos “indústria sustentável”, “responsabilidade ambiental” e “desenvolvimento sustentável” são muito conhecidos por todas as pessoas que atuam no meio industrial. Mas você sabe por que eles se tornaram tão importantes?  É fato que as indústrias são uma das maiores responsáveis pela poluição ambiental. Porém, o que antes era considerado um simples efeito colateral, hoje é um grande problema para a sociedade. Afinal de contas, se esgotarmos os recursos naturais, em breve enfrentaremos um grande problema. Sendo assim, foi preciso desenvolver algumas técnicas e processos que são menos agressivos ao meio ambiente. Nesse cenário, existem negócios que incorporaram a sustentabilidade em seu DNA, gerando o que conhecemos como indústria sustentável. De maneira simplificada, uma indústria sustentável busca evoluir de forma consciente, ou seja, sem prejudicar o meio ambiente e as futuras gerações.

Disponível em:https://www.walter.com/pt_BR/noticias-e-eventos/noticias/post/industria-sustentavel-um-novo-diferencial-competitivo. Acesso em 15 out. 2022

  1. O que é uma indústria sustentável?
  2. Qual a importância de se consumir produtos que são desenvolvidos por indústrias sustentáveis?

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Do leite até a sua casa” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=00wxpPqir3g Acesso em 24 Out 2022

Canal CREA Minas-Canal Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rqbdUlQ0stQ Acesso em 24 Out 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidades:
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
Referências
BRASIL ESCOLA. O que é globalização? Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm. Acesso em 15 out. 2022. 

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 4º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. São Paulo : Ática, 2017.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Indústria 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/. Acesso em 15 out. 2022. 

REPÓRTER BRASIL. Meia-infância: O trabalho no Brasil hoje. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NNAzfmasPtQ. Acesso em: 15 out. 2022.