You are currently viewing História – Atividades comerciais

História – Atividades comerciais

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

As atividades comerciais estão presentes em vários momentos de nossa vida. Para adquirir produtos necessários, as pessoas da comunidade procuram supermercados, padarias, lojas, shoppings centers e uma enorme variedade de tipos de comércio. Atualmente, há o crescimento do comércio eletrônico que oferece maior comodidade na aquisição de bens de consumo. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/mercado-brinquedos-justo-2071975/. Acesso em 22 out. 2022

QUESTÃO 1

Nos bairros residenciais há a presença de pequenos comércios que facilitam o dia a dia dos moradores, já que não precisam deslocar grandes distâncias para adquirir os produtos necessários.

  1. Em seu bairro há quais tipos de comércio?
  2. Quais tipos de comércio que não há em seu bairro e que você considera necessário? Por quais razões?

QUESTÃO 2

O comércio é um tipo de atividade baseada na troca e circulação de mercadorias, ou seja, o consumidor troca a moeda/dinheiro pelo bem desejado. 

Faça uma relação de bens que podemos adquirir nos tipos de comércio elencados abaixo:

QUESTÃO 3

Leia a notícia a seguir:

O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. O resultado é recorde para o comércio online. Os dados são da Neotrust, empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro.O levantamento também mostra crescimento de 17% nos pedidos em 2021. Ao todo, foram 353 milhões de entregas.

Quanto ao número de pedidos por segmentos, moda, beleza e perfumaria, e saúde foram os que mais avançaram. Com alta de 87%, o subsetor de medicamentos foi destaque em 2021. Em faturamento, celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos ficaram no topo.

Disponível em:https://www.poder360.com.br/economia/e-commerce-cresceu-27-em-2021-e-faturou-r-161-bi-diz-levantamento/. Acesso em 22 out. 2022

  1. Você ou sua família já realizaram alguma compra utilizando o comércio eletrônico? Por quais motivos?
  2. Em sua opinião, quais as razões colaboram para o crescimento da realização do comércio por meios eletrônicos?

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Dinheiro” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hmNB_o9JqcA Acesso 18 nov 2011

Canal 4ward “O que é o comércio eletrônico (e-commerce)? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OrDcVj1hTGc&t=16s Acesso 18 nov 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidades:
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
Referências

CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 4º ano : ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. São Paulo : Ática, 2017.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Conheça a história do comércio. Disponível em: https://conhecimentocientifico.com/comercio-conceito-onde-surgiu-como-se-desenvolveu-e-atualidades/. Acesso em 15 out. 2022. 

GSPP. Curiosidades sobre a história do comércio. Disponível em: https://www.gspp.com.br/blog/curiosidades-sobre-a-historia-do-comercio/#:~:text=O%20in%C3%ADcio%20do%20com%C3%A9rcio%20entre,madeira%20t%C3%ADpica%20de%20sua%20regi%C3%A3o./. Acesso em 15 out. 2022. 

SENADO FEDERAL. Direitos do Consumidor para quem compra pela Internet. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nblAn8ZKsE. Acesso em: 15 out. 2022.