Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental
O Brasil é um país agrário por natureza. Desde a sua colonização, as atividades agrárias desempenharam uma importante função no desenvolvimento econômico. O trabalho rural possibilita que as matérias-primas sejam produzidas, fornecendo alimentos para a população e insumos para a indústria.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
As atividades agrárias são fundamentais para o fornecimento de matérias-primas à indústria. Sem o trabalho rural, as atividades industriais não teriam a base para a produção.
Pesquise em sua casa dois produtos industrializados, consulte o rótulo e descreva quais são as matérias-primas agrárias utilizadas para a fabricação.
QUESTÃO 2
Leia o trecho de uma notícia que retrata o trabalho escravo no campo no Brasil:
Neste ano de 2022, já foi confirmado o resgate de 500 trabalhadoras e trabalhadores em situação análoga à escravidão, somando-se à quase 59 mil trabalhadoras e trabalhadores resgatados. Isso é uma chaga social. É impossível que tenhamos em pleno século 21 estatísticas oficiais que apontam que o trabalho escravo ou análogo à escravidão se tornou quase corriqueiro em alguns rincões deste nosso País.
Disponível em: AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. https://www.camara.leg.br/noticias/888596-so-neste-ano-500-pessoas-ja-foram-resgatadas-do-trabalho-analogo-a-escravidao-no-brasil/. Acesso em 01 out. 2022
- De que forma o trabalho escravo no campo pode ser evitado?
- Quais os prejuízos à dignidade do trabalhador, o trabalho escravo ocasiona?
QUESTÃO 3
Veja a charge:
Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/2020/02/charge-maquinas-no-campo-desemprego.html. Acesso em 01 out. 2022
- Qual o problema social representado na charge?
- Há alguma solução para a resolução do problema apresentado?
SAIBA MAIS
Você já ouviu falar sobre agricultura familiar? Assista ao vídeo e se informe sobre este importante assunto!
Canal ONU Brasil “Agricultores familiares produzem 80% da comida do mundo” Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OGFaTo2qUCY Acesso em: 08 Out 2022
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização |
Referências | BLOG FIELDVIEW. Maiores produtores agrícolas do mundo. Disponível em: https://blog.climatefieldview.com.br/maiores-produtores-agricolas-mundo. Acesso em 01 out. 2022. ESCOLA KIDS. Matéria-prima. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/materiaprima.htm. Acesso em 01 out. 2022. TV BRASIL GOV. Conheça os acontecimentos que levaram ao fim da escravidão no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5uCBj_D41RU. Acesso em: 01 out. 2022. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Trabalho Rural. Disponível em: https://www.tst.jus.br/trabalho-rural. Acesso em 01 out. 2022. |