You are currently viewing História – Atividades agrárias

História – Atividades agrárias

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

O Brasil é um país agrário por natureza. Desde a sua colonização, as atividades agrárias desempenharam uma importante função no desenvolvimento econômico. O trabalho rural possibilita que as matérias-primas sejam produzidas, fornecendo alimentos para a população e insumos para a indústria.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em:https://pixabay.com/pt/illustrations/jardim-jardinagem-horticultura-1825636/. Acesso em 01 out. 2022

QUESTÃO 1

As atividades agrárias são fundamentais para o fornecimento de matérias-primas à indústria. Sem o trabalho rural, as atividades industriais não teriam a base para a produção.

Pesquise em sua casa dois produtos industrializados, consulte o rótulo e descreva quais são as matérias-primas agrárias utilizadas para a fabricação.

QUESTÃO 2

Leia o trecho de uma notícia que retrata o trabalho escravo no campo no Brasil:

Neste ano de 2022, já foi confirmado o resgate de 500 trabalhadoras e trabalhadores em situação análoga à escravidão, somando-se à quase 59 mil trabalhadoras e trabalhadores resgatados. Isso é uma chaga social. É impossível que tenhamos em pleno século 21 estatísticas oficiais que apontam que o trabalho escravo ou análogo à escravidão se tornou quase corriqueiro em alguns rincões deste nosso País.

Disponível em: AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. https://www.camara.leg.br/noticias/888596-so-neste-ano-500-pessoas-ja-foram-resgatadas-do-trabalho-analogo-a-escravidao-no-brasil/. Acesso em 01 out. 2022

  1. De que forma o trabalho escravo no campo pode ser evitado?
  2. Quais os prejuízos à dignidade do trabalhador, o trabalho escravo ocasiona?

QUESTÃO 3

Veja a charge:

Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/2020/02/charge-maquinas-no-campo-desemprego.html. Acesso em 01 out. 2022

  1. Qual o problema social representado na charge?
  2. Há alguma solução para a resolução do problema apresentado?

SAIBA MAIS

Você já ouviu falar sobre agricultura familiar? Assista ao vídeo e se informe sobre este importante assunto!

Canal ONU Brasil “Agricultores familiares produzem 80% da comida do mundo” Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OGFaTo2qUCY Acesso em: 08 Out 2022

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Agricultura” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fU51nk6GOxY Acesso em 08 Out 2022.

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidades:
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das
pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização
Referências
BLOG FIELDVIEW. Maiores produtores agrícolas do mundo. Disponível em: https://blog.climatefieldview.com.br/maiores-produtores-agricolas-mundo. Acesso em 01 out. 2022. 

ESCOLA KIDS. Matéria-prima. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/materiaprima.htm. Acesso em 01 out. 2022. 

TV BRASIL GOV. Conheça os acontecimentos que levaram ao fim da escravidão no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5uCBj_D41RU. Acesso em: 01 out. 2022.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Trabalho Rural. Disponível em: https://www.tst.jus.br/trabalho-rural. Acesso em 01 out. 2022.