You are currently viewing História – As sete maravilhas do mundo

História – As sete maravilhas do mundo

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

As sete maravilhas do mundo foram reconhecidas pelos gregos e colocadas em uma lista como uma forma de elencar as grandes construções humanas. Assim, objetivava-se que as futuras gerações pudessem ter conhecimento sobre os monumentos da Antiguidade.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

  Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/egito-eg%c3%adpcio-monumento-pir%c3%a2mide-2027647/. Acesso em 03 out. 2022

QUESTÃO 1

As sete maravilhas do mundo representam monumentos construídos na Antiguidade e que são impressionantes por sua beleza e pelos recursos utilizados.

Encontre no caça-palavras as Sete Maravilhas do Mundo Antigo:

QUESTÃO 2

Agora que você encontrou as Sete Maravilhas do Mundo Antigo, pesquise mais sobre elas, escolha uma e elabore uma ficha catalográfica para que as informações sobre o monumento fiquem gravadas e outras pessoas possam conhecer mais. 

QUESTÃO 3

A história é uma ciência que  recolhe indícios do passado e possibilita que as pessoas da posteridade reconheçam e identifiquem os modos de vida, cultura e religião dos antepassados.

  1. De que forma a história fica prejudicada se os monumentos não são preservados?
  2. Em sua cidade ou região há algum monumento histórico? Ele é preservado.

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Pirâmide de Gizé” https://www.youtube.com/watch?v=AUoW2wp53g0 Acesso 11 Out 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF05HI10) Inventariar  os  patrimônios  materiais  e  imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Referências
CHARLIER, Ana Maria; SIMIELLI, Ana Maria. Ápis história. 2 ed. São Paulo: Ática: 2017.

FATOS E HISTÓRIAS. 7 Maravilhas do mundo na Antiguidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C3LNzipZjAshttps://www.youtube.com/watch?v=lvXxa-q_oi8. Acesso em 03 out. 2022.