You are currently viewing História – As sete maravilhas do mundo moderno

História – As sete maravilhas do mundo moderno

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Inspirado na catalogação das maravilhas do mundo Antigo, realizada pelos gregos, no início dos anos 2000 foi feita uma eleição para escolha das novas sete maravilhas. Tratou-se de uma importante iniciativa para a preservação da história dos povos e o reconhecimento da riqueza cultural.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/brasil-rio-panorama-turismo-oceano-4809014/. Acesso em 17 out. 2022

QUESTÃO 1

As novas sete maravilhas do mundo foram escolhidas pelo voto popular e contou com grande participação do público. 

Qual das sete novas maravilhas do mundo você tem vontade de conhecer e por quais motivos?

QUESTÃO 2

Observe no quadro a seguir o período de construção referente à cada nova maravilha do mundo:

Com base nas informações constantes no quadro, elabore uma linha do tempo, marcando as datas de construção das Sete Nova Maravilhas do Mundo.

QUESTÃO 3

A História é uma ciência que faz o importante registro de informações para que as futuras gerações possam reconhecer e valorizar a cultura dos antepassados. 

Escolha uma das Sete Nova Maravilhas do Mundo, pesquise informações relevantes sobre ela e elabore um registro. Ilustre ou cole uma imagem que representa a obra que você estudou.

SAIBA MAIS

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5o-ano/

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “História do Cristo Redentor” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_XLlNre3RHw Acesso 19 nov 2022
Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF05HI10) Inventariar  os  patrimônios  materiais  e  imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Referências
CANAL NINA BRASIL. Machu Picchu – Império dos Incas . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RSOqIEcjr4E.  Acesso em 17 out. 2022. 

CHARLIER, Ana Maria; SIMIELLI, Ana Maria. Ápis história. 2 ed. São Paulo: Ática, 2017.

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG. As 7 Maravilhas do mundo Moderno. Disponível em:https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/as-7-maravilhas-do-mundo-moderno/. Acesso em 17 out. 2022.