You are currently viewing História – As rotas, o mar e o comércio no ontem e no hoje!

História – As rotas, o mar e o comércio no ontem e no hoje!

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.

Disponível em:<https://www.shipmap.org/>. Acesso em: 18 out. 2022.

Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida.

As Rotas Comerciais Fenícias: Teias de comércio que ligavam mundos

o longo das margens do Mediterrâneo, uma civilização marítima notável floresceu entre os séculos XVIII e VI a.C., estabelecendo um legado duradouro na história das rotas comerciais antigas – os fenícios. Esses navegadores e comerciantes habilidosos foram os pioneiros na criação de uma rede intricada de rotas comerciais que conectavam terras distantes e culturas diversas. Os fenícios eram habitantes da região que hoje compreende o Líbano, Israel e partes da Síria. Eles eram mestres na arte da navegação e construção naval, o que lhes permitia explorar os mares e estabelecer contatos comerciais com uma variedade de povos ao longo das costas do Mediterrâneo.

Disponível em:<https://suburbanodigital.blogspot.com/2021/06/mapa-fenicia-colonias-e-rotas.html>. Acesso em: 09 ago. 2023.

A cidade-estado de Tiro, uma das principais cidades fenícias, emergiu como um centro comercial proeminente. Os fenícios não apenas dominaram a navegação costeira, mas também ousaram aventurar-se por águas abertas, tornando-se os primeiros a navegar em torno da África, conforme relatado pelos historiadores antigos. As rotas comerciais fenícias estendiam-se ao longo de todo o Mediterrâneo. Eles negociavam produtos como metais, têxteis, cerâmica, vidro, especiarias e perfumes. Um dos bens mais valiosos que os fenícios comercializavam era o púrpura, uma corante raro extraído de moluscos marinhos encontrados nas costas fenícias. Essa cor púrpura, altamente valorizada, era usada para tingir tecidos e era símbolo de status e riqueza.

Uma das rotas comerciais mais notáveis dos fenícios foi a “Rota do Mar do Norte”, que os levava ao longo da costa do Mediterrâneo, passando por cidades como Cartago, Gades (atual Cádiz) e diversas colônias fundadas pelos fenícios, como Malta e Chipre. Além disso, eles também navegavam pelo Mar Egeu e chegavam até o Egito e outras partes do Oriente Médio, estabelecendo conexões comerciais e culturais ao longo do caminho. O comércio fenício não apenas enriqueceu suas próprias cidades, mas também contribuiu para o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e cultura entre os povos do Mediterrâneo. A influência fenícia é visível em vários aspectos das civilizações que tiveram contato com eles, desde a arquitetura até a língua. Os fenícios também desempenharam um papel crucial na disseminação do alfabeto, que se tornou a base para muitos sistemas de escrita posteriores.

As rotas comerciais fenícias não eram apenas vias de comércio, mas também elos culturais e diplomáticos que ligavam comunidades diversas em uma teia de interações. Embora a civilização fenícia tenha diminuído em importância após as conquistas de Alexandre, o Grande, seu legado como pioneiros do comércio marítimo e da criação de rotas comerciais duradouras continua a ecoar na história das conexões globais.

Responda às Questões

Observe atentamente os dois mapas a seguir:

Mapa 1

Rotas e entrepostos Fenícios, Disponível em:<https://dougnahistoria.blogspot.com/2015/06/a-civilizacao-fenicia-navegadores-e.html>. Acesso em: 18 out 2022.

Mapa 2

Rotas comerciais entre ocidente e oriente!. Disponível em:<https://obshistoricogeo.blogspot.com/2015/01/a-europa-em-transformacao-as-rotas.html?m=1>. Acesso em: 18 out. 2022.

Questão 1

Identifique e descreva diferenciações sobre as rotas comerciais que você percebe entre o primeiro e o segundo mapa. Anote em seu caderno.

Questão 2

Os fenícios, uma civilização marítima antigamente localizada nas regiões do Líbano, Israel e partes da Síria, desempenharam um papel crucial no desenvolvimento das rotas comerciais antigas. Sua habilidade na navegação e comércio estabeleceu conexões duradouras ao longo do Mediterrâneo e além.

Qual foi um dos produtos mais valiosos negociados pelos fenícios ao longo de suas rotas comerciais?

(A) Têxteis de algodão. 

(B) Papiro egípcio. 

(C) Púrpura, um corante extraído de moluscos marinhos. 

(D) Seda da China.

Questão 3

Mapa 3

Disponível em:<https://www.shipmap.org/>. Acesso em: 18 out. 2022.

Observe o mapa 3, localize o Mar Mediterrâneo e faça uma comparação com o Mar Mediterrâneo no mapa 1. Anote as diferenças que você percebe em relação ao comércio, rotas e circulação de pessoas.

Questão 4

A Rota do Mar do Norte foi uma das rotas comerciais mais notáveis dos fenícios, que desempenharam um papel crucial no desenvolvimento das conexões comerciais antigas. Essa rota levava ao longo da costa do Mediterrâneo, conectando diversas cidades e colônias fenícias.

Qual das seguintes cidades não era um destino ao longo da Rota do Mar do Norte dos fenícios?

(A) Cartago. 

(B) Gades (Cádiz). 

(C) Malta. 

(D) Alexandria.

SAIBA MAIS

Aperte o play e vamos conhecer mais?

Canal Uilson Duarte. “Atividade 15° 6° Ano As rotas comerciais no Mediterrâneo”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=F1lP61ghjy4>. Acesso em: 28 out 2022.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos, culturas e formação de impérios no Mediterrâneo e seu significado.
(GO-EF06HI15-A) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos, culturas e formação de impérios no Mediterrâneo e seu significado.
(GO-EF06HI15-B) Identificar e comparar as dinâmicas de circulação entre as sociedades no Mediterrâneo, (Europa, África e Oriente Médio, bem como seu significado no Medievo e na atualidade.
Referências:BASCHET, Jêrome. A civilização feudal. RJ: Editora Globo, 2006
CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo. História Medieval. São Paulo: Ed. Contexto, 2019.