You are currently viewing História – As reformas religiosas: rupturas no catolicismo

História – As reformas religiosas: rupturas no catolicismo

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Execução de Jan Hus em Constança (1415). Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante#/media/Ficheiro:Muttich,_Kamil_Vladislav_-_Mistr_Jan_Hus_na_hranici_v_Kostnici_1415.jpg>. Acesso em: 05 maio 2023.

A Reforma Protestante na Europa

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que teve um impacto profundo na Europa do século XVI. Liderado por teólogos como Martinho Lutero, João Calvino e Ulrico Zwinglio, o movimento tinha como objetivo reformar a Igreja Católica, que na época era vista como corrupta e distante dos ensinamentos originais do cristianismo.

Os reformadores propuseram uma nova interpretação da Bíblia, que enfatizava a importância da fé individual e da graça divina na obtenção da salvação, em contraste com a visão católica que colocava a Igreja como mediadora da relação entre o homem e Deus. Essa nova visão religiosa desafiou a autoridade da Igreja Católica e levou a conflitos que resultaram na criação de novas denominações cristãs, como a Igreja Luterana, a Igreja Calvinista e a Igreja Anglicana.

A Reforma Protestante também teve implicações políticas na Europa da época. Os líderes reformistas muitas vezes se alinhavam com as monarquias nacionais contra o poder papal, o que fortaleceu o nacionalismo e a centralização do poder político em cada país. Além disso, a Reforma Protestante incentivou a alfabetização e a educação religiosa, que contribuíram para a ascensão da classe média e para o desenvolvimento da cultura e das artes na Europa.

No entanto, a Reforma Protestante também levou a conflitos sangrentos, como as Guerras dos Trinta Anos e a Guerra Civil Inglesa. E apesar das mudanças significativas que trouxe para a religião e a política na Europa, a Reforma Protestante não foi capaz de unificar as diferentes denominações cristãs que surgiram a partir dela, deixando um legado de divisão religiosa que perdura até hoje.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

Questão 1

Desde o início Lutero tinha interesse em fundar uma nova igreja? Comente.

Questão 2

Quais foram os descontentamentos de Lutero para com a Igreja Católica da época?

Questão 3

Aprendemos que uma das principais ideias da Reforma Protestante foi a ênfase na responsabilidade individual diante de Deus. Isso levou a uma maior valorização do trabalho e da ética profissional. Os reformadores, em particular os calvinistas, enfatizavam a ideia de que o trabalho árduo e o sucesso financeiro eram sinais da graça de Deus. Essa visão do trabalho como uma vocação sagrada influenciou a ética do trabalho e pode ter incentivado a busca pelo lucro como um sinal de bênção divina.

Tomando o texto aneterior como base, como os reformistas viam o enriquecimento?

(A) Como um sinal de bênçãos divinas aos mais ricos

(B) Como uma consequência inevitável da desigualdade social

(C)Como um pecado que desviava as pessoas do caminho da salvação

(D) Como uma virtude a ser cultivada pelos cristãos, desde que fosse acompanhada de generosidade e responsabilidade social.

Questão 4

A Reforma Protestante teve um impacto na organização da economia europeia. O surgimento de novas denominações religiosas e a fragmentação da igreja católica romana levaram a um enfraquecimento do poder da igreja na sociedade. Na Inglaterra temos a criação da Igreja Anglicana, agora marque a resposta correta sobre a sua criação:

(A) Foi fundada por Martinho Lutero como parte da Reforma Protestante

(B) Foi criada por Henrique VIII como resultado de uma disputa com o Papa sobre o seu divórcio de Catarina de Aragão