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HISTÓRIA – As novas tecnologias no campo

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

As práticas agrícolas são desenvolvidas pelos humanos desde a pré-história e passaram por consideráveis mudanças, com o uso de novos equipamentos, tecnologias e métodos de produção. Isso tudo para garantir maior eficiência e aumento da produtividade.

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CAMPO

Disponível em:https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor/52680784843. Acesso em 12 dez. 2023.

As atividades agrícolas são essenciais para a disponibilização de alimentos e, por isso, estão presentes na história humana há milênios. Com o passar do tempo, foram inseridas novas técnicas, ferramentas e materiais visando o aumento da produtividade e eficiência. 

Atualmente, alguns exemplos de novas tecnologias incluem o uso de drones para monitoramento, o uso de sensores e GPS, o uso de inteligência artificial para análise de dados, maquinários ligados à Internet, entre outros. 

Um dos eventos que provocou grande modificação na produção agrícola foi a Revolução Verde, iniciada após  a Segunda Guerra Mundial. O objetivo da Revolução Verde era aumentar a produtividade agrícola através do uso de sementes melhoradas e modificação genética (transgênicos), além de técnicas de fertilizantes químicos e pesticidas. No entanto, a Revolução Verde também trouxe impactos ambientais e sociais, como o uso excessivo de recursos naturais e a dependência de insumos químicos.

Uma das preocupações mais relevantes na agricultura é o uso excessivo de agrotóxicos. Os problemas dos agrotóxicos incluem impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. Os agrotóxicos podem causar intoxicação em trabalhadores agrícolas e consumidores de alimentos. Além disso, essas substâncias podem contaminar o solo, a água e organismos, como animais.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Leia o trecho da notícia a seguir:

O agrotóxico é uma ferramenta de trabalho comum na agricultura, mas esses produtos podem ser perigosos e muitas vezes são usados de maneira errada. De 2007 a 2017, data do último levantamento oficial, foram notificados cerca de 40 mil casos de intoxicação aguda por causa deles. Quase 1.900 pessoas morreram.

Segundo maior produtor de grãos do país, o Paraná é o estado com o maior número de casos relatados – e também o que tem o sistema mais eficiente de notificações.

Em 2017, o mercado de agrotóxicos movimentou mais de R$ 33 bilhões no Brasil. Os campeões de venda são os herbicidas, usados principalmente na cultura da soja. Em seguida, vêm fungicidas e inseticidas.

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2019/03/31/brasil-tem-40-mil-casos-de-intoxicacao-por-agrotoxicos-em-uma-decada.ghtml. Acesso em 12 dez. 2023.

a) Qual risco representado na notícia que o uso de agrotóxico excessivo pode trazer?

b) De que forma a população pode se prevenir para não sofrer os danos causados pelo uso de agrotóxicos ?

QUESTÃO 2

As modificações transgênicas em alimentos fazem parte da agricultura nos tempos atuais. Converse com o responsável na sua família pela compra de alimentos e registre as respostas obtidas.

a) Você sabe o que é um alimento transgênico?

b) Você observa os rótulos de alimentos nos mercados e os símbolos que eles contém?

c) Quais são as preocupações para a saúde de sua família que você tem ao comprar alimentos?

QUESTÃO 3

Durante a história várias revoluções modificaram o modo de produção e viver, transformando hábitos e formas de se enxergar o mundo.

Qual revolução ocorrida após a Segunda Guerra Mundial que modificou a forma de produção agrícola? 

a) Revolução Paleolítica.

b) Revolução Verde.

c) Revolução Transgênica.

d) Revolução Pastoril.

QUESTÃO 4

A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento tecnológico no campo. 

Assinale a alternativa que indica a empresa pública brasileira responsável pelo estudo e criação de novas técnicas para a melhoria da produção e tecnologias na agricultura:

a) EMBRASIL

b) EMBRAPA

c) EMBRAGRÍCULA

d) EMBRAPEC


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF03HI11-A) Compreender as mudanças no processo de produção na agricultura causados pelo uso das novas tecnologias, identificando suas vantagens, desvantagens e consequências, em diferentes contextos.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

CANAL GOV. EMBRAPA 40 anos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0JylPZ89jP4. Acesso em 12 dez. 2023. 

OCTAVIANO, Carolina. Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. ComCiência,  Campinas,  n. 120,   2010 .   Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000600006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  12  dez.  2023.