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História – As navegações europeias

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

As navegações europeias nos séculos XIV e XV representaram um movimento de expansão territorial e comercial nunca antes visto. Vários territórios foram colonizados por europeus modificando as relações e interações entre povos.

AS NAVEGAÇÕES EUROPEIAS

 Disponível em: https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-18966/armada-espanhola/. Acesso em 12 dez. 2023.

No século XIV e XV Espanha e Portugal eram consideradas potências mundiais e buscavam manter essa posição por meio da expansão de seus domínios. 

As Grandes Navegações foram um período de expansão marítima e chegada a novos territórios. Durante esse período, os europeus, principalmente os portugueses e espanhóis, em busca de novas rotas comerciais, exploraram e colonizaram diferentes regiões do mundo, como a América, África e Ásia. Esses eventos tiveram grande impacto no comércio e troca cultural entre os povos.

As caravelas foram o tipo de embarcação utilizada durante o período das grandes navegações. Elas foram responsáveis por tornar possível as viagens de descobrimento, como a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. As caravelas eram navios ágeis e possuíam velas que possibilitam uma melhor navegação em direção ao vento.

A expansão comercial era um dos objetivos principais das grandes navegações. Havia o interesse de se buscar rotas mais eficientes para os navios comerciais e a compra e venda de produtos. As especiarias foram um importante produto nesse período. Elas eram muito valorizadas pela característica de conservação dos produtos  e desempenharam um papel central no estabelecimento e expansão do comércio marítimo entre a Europa e o Oriente.

Os povos indígenas já habitavam o território que hoje conhecemos como Brasil muito antes da chegada dos europeus. Portanto, houve o encontro de culturas distintas. Os povos indígenas possuem uma história, cultura e direitos próprios que devem ser respeitados. Infelizmente, o contato com os europeus gerou a dizimação de várias etnias, seja por doenças, seja pelas resistências à escravização.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Leia o artigo 231 da Constituição brasileira:

Artigo 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 30 mar. 2022

Por quais motivos a Constituição brasileira reconhece os direitos sobre a terra que os povos indígenas ocupam?

Questão 2

A chegada dos europeus à América possibilitou a troca cultural com os povos que aqui habitavam, contribuindo para a formação do povo brasileiro.

Faça uma pesquisa e registre quais hábitos ou tradições culturais são mantidos pelos brasileiros e que tem origem europeia.

Questão 3

As grandes navegações impulsionam a criação de técnicas e meios de transporte, visando maior agilidade nos deslocamentos.

Qual embarcação era utilizada principalmente no período das grandes navegações:

a) Iates.

b) Caravelas.

c) Transatlânticos.

d) Botes.

Questão 4

A expansão das rotas comerciais era um dos objetivos principais dos países que lançavam-se nos oceanos no período das grandes navegações. 

Assinale a alternativa que representa um produto objeto de comércio nas grandes navegações e que possibilitou as relações entre a Europa e o Oriente:

a) Meios de transporte.

b) Obras de arte. 

c) Vestimentas.

d) Especiarias.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. Dados do Censo 2022 revelam que o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/dados-do-censo-2022-revelam-que-o-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas#:~:text=Em%202022%2C%20o%20n%C3%BAmero%20de,da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20total%20do%20pa%C3%ADs.. Acesso em 12 dez. 2023. 

WARI´U. Povos indígenas no Brasil.   Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=unkNJF_mlNQ. Acesso em  12  dez.  2023.