You are currently viewing História – As liberdades nas Américas

História – As liberdades nas Américas

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/tempo/issue/view/494>. Acesso em: 12 maio 2023.

O papel das mulheres na independência da América espanhola

As mulheres desempenharam papéis importantes na luta pela independência da América Espanhola, embora muitas vezes suas contribuições tenham sido subestimadas ou esquecidas. Aqui estão alguns exemplos:

Liderança política: Algumas mulheres assumiram papéis de liderança em movimentos políticos independentistas. Por exemplo, Manuela Sáenz foi uma importante líder política na luta pela independência do Equador. Ela foi uma das principais colaboradoras do líder independentista Simón Bolívar, e desempenhou um papel fundamental em várias batalhas.

Espionagem: Algumas mulheres atuaram como espiãs durante a luta pela independência. Por exemplo, Leona Vicario, do México, ajudou a fornecer informações importantes para os líderes independentistas sobre os planos do governo espanhol.

Financiamento: As mulheres também desempenharam um papel importante no financiamento da luta pela independência. Muitas mulheres ricas fizeram doações generosas para as causas independentistas e ajudaram a garantir que os líderes independentistas tivessem os recursos de que precisavam.

Apoio logístico: Algumas mulheres ajudaram a fornecer apoio logístico para as tropas independentistas. Por exemplo, as “mulheres valentes” da Venezuela ajudaram a transportar suprimentos e armas para as tropas independentistas.

Em resumo, as mulheres desempenharam uma variedade de papéis importantes na luta pela independência da América Espanhola. Embora suas contribuições muitas vezes tenham sido subestimadas ou esquecidas, é importante reconhecer o papel crucial que elas desempenharam na luta pela independência e na formação das nações que hoje compõem a América Latina.

Responda às questões

Questão 1

Sobre as independências na América Latina: observe o mapa abaixo, pesquise data em que ocorreu a Independência de cada país, pinte-o (cada país de uma cor) colocando a data em que ocorreu a Independência de cada país. 

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/sul-am%c3%a9rica-mapa-pol%c3%adtico-latina-35734/>. Acesso em: 12 maio 2023.

Questão 2

Pesquise e anote em seu caderno o nome dos dois principais líderes das lutas pela Independência na América Espanhola.

Questão 3

As mulheres desempenharam uma variedade de papéis importantes na luta pela independência da América Espanhola, embora suas contribuições muitas vezes tenham sido “subestimadas” ou “esquecidas”. Este esquecimento foi algo intencional. Leia as opções abaixo e marque a que melhor se encaixa para descrever esse processo de “apagamento” dessas mulheres nos livros e na história.

(A) Epistemicídio

(B) Fratricídio

(C) Alusão

(D) Permacultura

Questão 4

A América Latina foi uma região colonizada por potências europeias, principalmente Portugal e Espanha, durante séculos. A luta pela independência desses países ocorreu ao longo do século XIX e resultou em diversas nações independentes.

Sobre o primeiro país da América Latina a ser independente, a resposta correta é:

(A) Haiti

(B) Argentina

(C) México

(D) Brasil

Agora escreve o nome do país abaixo:

O ______ foi o primeiro país a se tornar independente na América Latina, em 1804. O país era uma colônia francesa e a luta pela independência foi liderada por Toussaint L’Ouverture e Jean-Jacques Dessalines. A independência do ________ foi conquistada após uma longa luta contra as forças coloniais francesas e seus aliados, incluindo o exército britânico.

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
Referências:BETHELL, Leslie. (org.). História da América Latina, v. III: Da Independência até 1870. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001.