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HISTÓRIA – AS CIDADES E A INDUSTRIALIZAÇÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A disseminação das indústrias, ocasionada pela Revolução Industrial do século XVIII, impactou severamente o crescimento das cidades. Várias famílias migraram do campo para a cidade em busca de novas oportunidades de emprego. Porém, a ocupação desordenada de cidades fez com que problemas urbanos surgissem.

AS CIDADES E A INDUSTRIALIZAÇÃO

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/motor-a-vapor-m%c3%a1quina-linha-arte-5257205/. Acesso em 17 mar. 2023

Primeiramente, é importante saber que durante a história humana ocorreram algumas revoluções. A ideia de revolução é ligada a mudanças profundas que acontecem nos aspectos de organização da vida das pessoas e nas atividades econômicas em uma sociedade.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, é um  exemplo de processo que alterou o modo como as atividades produtivas humanas são realizadas e contribuiu para o aumento da população nas cidades.

DA MANUFATURA ÀS MÁQUINAS

Antes da Revolução Industrial, as principais atividades produtivas eram realizadas por manufatura, ou seja, os produtos eram confeccionados a mão. Buscando aumentar consideravelmente o número de produtos produzidos, as indústrias desenvolveram máquinas que em um menor tempo fabricavam objetos em grande quantidade. 

Tendo em vista que na Revolução Industrial as indústrias se disseminaram, oportunidades de emprego foram criadas nas cidades e, assim, muitas famílias e indivíduos realizaram o êxodo rural.

OS PROBLEMAS DAS CIDADES

A industrialização atraiu muitos migrantes para as cidades. Porém, as cidades não realizaram um planejamento e não estavam preparadas para receber uma grande quantidade de pessoas. Isso gerou problemas decorrentes das ocupações desordenadas: falta de estrutura de serviços básicos (saneamento), criação de moradias precárias e dificuldades de mobilidade urbana. 

No início da Revolução Industrial, os trabalhadores não tinham direitos reconhecidos, sendo submetidos a extensas e exaustivas jornadas de trabalho. Os ambientes de trabalho eram pouco iluminados e poluídos com os detritos gerados pelas máquinas a vapor. Para mudar essa situação, operários organizaram movimentos e greves, que foram fundamentais para a criação dos direitos do trabalhador.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

As revoluções ocorridas na história humana provocam muitas modificações na sociedade e na realização de atividades produtivas. 

Assinale a alternativa que corretamente representa um impacto causado pela Revolução Industrial:

(a) Diminuição da população nas cidades.

(b) Redução dos movimentos de êxodo rural.

(c) Substituição da manufatura por máquinas.

(d) Redução na quantidade de produtos fabricados.

QUESTÃO 2

A Revolução Industrial é um processo que se disseminou por todo o mundo em diferentes épocas, alterando as bases de produção das atividades humanas.

Assinale a alternativa que representa o país em que a Revolução Industrial iniciou-se no século XVIII:

(a) Inglaterra.

(b) Estados Unidos.

(c) México.

(d) Brasil.

QUESTÃO 3

Nas indústrias as atividades produtivas utilizam maquinários. Todavia, há setores ou profissionais que desenvolvem produtos manufaturados. 

Faça uma pesquisa e registre atividades que ainda existem e que produzem objetos ou bens por meio da manufatura.

QUESTÃO 4

Observe a imagem a seguir que demonstra problemas oriundos de uma cidade não planejada:

Disponível em: https://c.pxhere.com/photos/75/76/brazil_carapicuiba_city_favela_brazil_community_without_sidewalks_street_puddle_cul_de_sac_sewer_the_open_sky_brazilian_reality-753831.jpg!s. Acesso em 17 mar. 2022.

a) Quais os problemas urbanos podem ser identificados na imagem?

b) De que forma as condições apresentadas influenciam na qualidade de vida dos habitantes?


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

KHAN ACADEMY BRASIL. Objetos indígenas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9TGmELehWO8. Acesso em 17 mar. 2023.

POLITIZE. Revolução Industrial: entenda o que foi e suas etapas. Disponível em: https://www.politize.com.br/revolucao-industrial/. Acesso em 17 mar. 2023.