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História – Ao oceano e além … 1° Parte

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Fim do mundo. Disponível em:<https://images.uncyc.org/commons/5/5d/LOLZPOPZ.jpg>. Acesso em 14, marc. 22

Inovações tecnológicas nas grandes navegações

As grandes navegações foram um período de intensa exploração e descobertas que impulsionaram o desenvolvimento de diversas inovações tecnológicas. Essas inovações desempenharam um papel crucial na expansão dos horizontes dos europeus e na criação de rotas marítimas mais seguras e eficientes. Vamos explorar algumas das principais inovações tecnológicas que surgiram durante esse período.

Uma das inovações mais significativas foi a caravela, um tipo de navio desenvolvido pelos portugueses. A caravela era uma embarcação ágil e versátil, projetada para enfrentar os desafios das viagens oceânicas. Com sua estrutura leve e velas triangulares, as caravelas podiam navegar contra o vento e manobrar com mais facilidade do que os navios anteriores. Isso permitiu que os marinheiros explorassem novas rotas e enfrentassem condições marítimas adversas com maior segurança. Outro avanço importante foi a adoção de instrumentos de navegação mais precisos. O astrolábio, por exemplo, permitia que os navegadores determinassem sua latitude observando a altura do sol ou de outros astros. Esse instrumento possibilitou a localização mais precisa no oceano, reduzindo a incerteza das viagens e facilitando a navegação costeira. Além disso, a bússola magnética, trazida para a Europa pelos árabes, se tornou um elemento essencial na navegação. Ao usar a agulha magnética como referência, os marinheiros podiam manter um rumo mais constante mesmo em meio a nevoeiros e tempestades.

A melhoria da cartografia também foi uma inovação fundamental nas grandes navegações. Com o avanço do conhecimento geográfico e a coleta de informações sobre as terras descobertas, os cartógrafos começaram a produzir mapas mais precisos e detalhados. Esses mapas permitiram que os navegadores traçassem rotas mais eficientes, evitassem áreas perigosas e explorassem novas terras de forma mais estratégica. A criação de atlas, como o famoso “Atlas Miller” e o “Atlas Maior”, contribuiu para a disseminação do conhecimento geográfico e marcou uma época de descobrimentos. Além disso, a inovação nas técnicas de construção naval e no armamento também desempenhou um papel importante nas grandes navegações. O desenvolvimento de navios maiores e mais resistentes permitiu a realização de longas viagens transoceânicas, proporcionando maior capacidade de transporte de tripulação, suprimentos e mercadorias. A introdução de canhões nos navios tornou-os mais poderosos e capazes de se defender contra ataques inimigos durante as expedições.

Caravela. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela#/media/Ficheiro:Caravela_Vera_Cruz_no_rio_Tejo.jpg>. Acesso em: 10 ago. 2023.

Em resumo, as grandes navegações foram um período de intensa inovação tecnológica, impulsionada pela necessidade de explorar e conquistar novas terras. A caravela, os instrumentos de navegação, a cartografia aprimorada e as melhorias na construção naval e no armamento revolucionaram a forma como os europeus navegavam e exploravam o mundo. Essas inovações abriram caminho para a expansão dos impérios coloniais, o estabelecimento de rotas comerciais e a disseminação do conhecimento geográfico, deixando um legado duradouro na história da humanidade.

Responda às Questões

Questão 1

Assista ao vídeo desta atividade na coluna “Saiba Mais”, após a assistência escreva em seu caderno um pequeno texto comentando sobre o imaginário europeu no contexto das “Grandes Navegações” ou “Expansão Marítima”.

Questão 2

Leia o poema abaixo de Fernando Pessoa:

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Disponível em:<http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/v302.txt>. Acesso em: 24, marc. 22.

A – Sobre o poema e o contexto das “Grandes Navegações” , responda às questões:O Mar português se refere a qual mar (oceano)?

B – Qual o sentido em afirmar que o mar é salgado por causa das lágrimas de Portugal? Explique e comente detalhadamente.

C – Debata com seus colegas de turma as estrofes descritas abaixo, depois escreva a que conclusão chegaram.

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Questão 3

Durante as grandes navegações, o astrolábio desempenhou um papel crucial na determinação da posição dos navegadores no oceano. Esse instrumento possibilitou a localização mais precisa no oceano, reduzindo a incerteza das viagens e facilitando a navegação costeira.

Qual a principal função do astrolábio nas navegações marítimas durante as grandes descobertas?

(A) Medir a velocidade das embarcações no oceano.

(B) Calcular a longitude exata dos navios em alto-mar.

(C)Determinar a direção dos ventos predominantes.

(D) Estimar a latitude dos navegadores através da observação dos astros.

Questão 4

Desde os tempos antigos, a crença em uma Terra plana era predominante em várias culturas. No entanto, ao longo da história, avanços científicos e descobertas comprovaram que nosso planeta é, na verdade, esférico. Com base nisso, podemos elaborar a seguinte questão para desmistificar a ideia da Terra plana:

Qual das seguintes afirmações desacredita a teoria de que a Terra é plana?

(A) A observação de navios desaparecendo no horizonte com o casco primeiro.

(B) A comprovação de imagens da Terra vista do espaço mostrando sua forma esférica.

(C) A existência de horários de pôr do sol diferentes em diferentes partes do mundo.

(D) A explicação científica de que a curvatura da Terra afeta as rotas de voo.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e venha se divertir e conhecer algumas informações sobre a mentalidade dos europeus à época das “Grandes Navegações”.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 4 – Imaginário nas Grandes Navegações – 7° Ano”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=hqOygCikgSY>. Acesso em: 25, marc. 22.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7o-ano/

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Integração com Língua Portuguesa(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
Referências:Bastos, Maria Malvina Gomes e Souza. As Grandes Navegações Portuguesas e a Conquista das Águas Profundas pelo Brasil. Economia & Energia Ano XVI-No 87 Outubro/Dezembro 2012
Dauwe, Fabiano. Caderno de estudos : história moderna / Fabiano Dauwe,  Centro Universitário Leonardo Da Vinci. –  Indaial :UNIASSELVI, 2008.
Durant, Will. Coleção: História da Civilização. Editora: Record. 1994
Prado, D. P. (2007). Uma breve introdução acerca das estruturas mentais no período medieval. BIBLOS, 12, 115–121
Veloso Filho, Francisco de Assis. A expansão europeia dos séculos XV e XVI: Contribuições para uma nova descrição geral da Terra. Revista Equador (UFPI), Vol.1, nº 1, p. 4-25 (Junho/Dezembro, 2012).