You are currently viewing História – Antiqua Imperia

História – Antiqua Imperia

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Augustus von Prima Porta (20-17 v. Chr.), aus der Villa Livia in Prima Porta, 1863. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto#/media/Ficheiro:Statue-Augustus.jpg>. Acesso em: 22 set. 2023.

O imperialismo romano

O imperialismo romano foi um fenômeno histórico marcado pela expansão territorial de Roma, que ocorreu entre os séculos III a.C. e II d.C. Inicialmente, Roma era uma cidade-estado na península Itálica, mas, ao longo dos anos, seu domínio se estendeu por todo o Mediterrâneo. Esse processo foi impulsionado por diversos fatores, como a busca por recursos naturais, o desejo de poder e prestígio, e a necessidade de manter a estabilidade interna.

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/Ficheiro:Roman_Empire_Trajan_117AD.png>. Acesso em: 20 set. 2023.

As conquistas romanas foram frequentemente justificadas como uma missão civilizatória, com Roma alegando trazer ordem e cultura para os povos conquistados. No entanto, o imperialismo romano também envolveu exploração econômica, escravidão em larga escala e a imposição de tributos sobre as regiões conquistadas. O crescimento do império trouxe consigo desafios administrativos e culturais, levando à romanização de muitos territórios, onde a língua latina, o direito romano e a cultura romana eram difundidos. O ápice do imperialismo romano ocorreu durante os séculos I e II d.C., sob os imperadores conhecidos como os “cinco bons imperadores”. No entanto, essa expansão também trouxe desafios internos e externos, como pressões financeiras, revoltas provinciais e invasões bárbaras. Eventualmente, o império entrou em declínio e se fragmentou em diversas partes, culminando na queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C.

O imperialismo romano deixou um legado duradouro, com influências políticas, culturais e legais que persistem até os dias de hoje. Ele é um exemplo importante de como a expansão territorial e o poder podem moldar o curso da história de uma civilização, tanto em suas conquistas quanto em suas consequências.

Responda às Questões

Questão 1

O conceito de imperialismo, historicamente associado à expansão territorial, econômica e política de nações poderosas sobre nações mais fracas, passou por transformações ao longo dos séculos. No século XXI, o imperialismo ainda é um tema de discussão, mas suas manifestações podem ser diferentes das observadas em períodos anteriores.

Qual das seguintes afirmativas melhor descreve uma forma contemporânea de imperialismo no século XXI?

(A) A dominação militar direta de nações mais fracas por parte das potências hegemônicas, buscando a expansão territorial.

(B) O controle econômico e político exercido por empresas transnacionais sobre recursos naturais e mercados em países em desenvolvimento.

(C) A promoção da autossuficiência econômica por meio da cooperação internacional e da igualdade de condições entre todas as nações.

(D) A formação de alianças comerciais equilibradas, onde todas as nações têm poder igualitário na tomada de decisões globais.

Questão 2

A romanização foi um processo de difusão da cultura romana em regiões conquistadas pelo Império Romano. Esse fenômeno cultural teve impactos significativos nas sociedades que estavam sob o domínio romano.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve um dos efeitos da romanização nas regiões conquistadas pelo Império Romano?

(A) A preservação das línguas e culturas locais, sem influências romanas significativas.

(B) A rejeição completa da cultura romana, com a manutenção das práticas culturais originais.

(C) A adoção de elementos da cultura romana, como língua, arquitetura e costumes, pelas sociedades conquistadas.

(D) O isolamento das sociedades conquistadas, evitando qualquer contato com a cultura romana.

Questão 3

Estabeleça diferenciações entre o conceito de império na antiguidade e para os dias de hoje.

Questão 4

Quando ocorreu o ápice do imperialismo romano? Exemplifique

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
Referências:MAGALHÃES, Pedro T. Império: notas sobre o alcance de um conceito. Relações internacionais, setembro de 2013, [ pp. 079-089 ]. Disponível em:<http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n39/n39a09.pdf>. Acesso em: 20 set. 2023.
MOITA, Luís. A propósito do conceito de império. Primavera 2005 N.º 110 – 3.ª Série pp. 9-32. Universidade Autônoma de Lisboa. Disponível em:<https://core.ac.uk/download/pdf/62685778.pdf >. Acesso em: 20 set. 2023.