You are currently viewing História – A velocidade da comunicação

História – A velocidade da comunicação

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

A popularização da internet ou rede mundial de computadores possibilitou que as informações e mensagens sejam repassadas com muita velocidade. Serviços, compras e compartilhamento de dados podem ser feitos de forma facilitada. O uso da internet requer cuidados para a segurança dos usuários.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

 Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/t%c3%a1bua-pouco-caucasiano-filho-4576139/. Acesso em 22 ago. 2022

QUESTÃO 1

A internet está presente em muitos lares. O seu uso possibilita que produtos sejam comprados sem sair de casa, serviços possam ser realizados, além do uso das redes sociais.

  1. Você usa a internet com que frequência?
  2. Quais os principais interesses que você procura na internet? 
  3. Em quais aparelhos você costuma usar a internet?

QUESTÃO 2

Observe a charge a seguir:

Disponível em:https://petletras.paginas.ufsc.br/2020/05/28/as-tecnologias-o-ensino-a-distancia-e-seus-desafios/. Acesso em 22 ago. 2022

  1. Qual a crítica social representada na charge?
  2. De que forma o problema inserido na charge pode ser solucionado?

QUESTÃO 3

Devemos reconhecer que o uso da tecnologia trouxe recursos interessantes para o desenvolvimento da criança. A Internet ajuda a estudar, brincar e comunicar de forma mais fácil com os amigos e familiares. Apesar disso, alguns cuidados na internet são necessários para que o uso seja saudável e não gere riscos.

Em sua opinião, quais cuidados devemos tomar ao usar a internet e evitar riscos que comprometam a nossa saúde mental e segurança?

SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Cuidados que você deve ter ao usar a Internet” https://www.youtube.com/watch?v=zDUiq0yfgeI Acesso em 29 Ago 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-4o-ano/

Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.
ReferênciasAGÊNCIA BRASIL. Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet . Disponível em:https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem-152-milhoes-de-pessoas-com-acesso-internet. Acesso em: 22 ago. 2022.

SENADO FEDERAL. Conheça os tipos de bullying que devem ser evitados na escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RAfbbbALALY&t=7s. Acesso em 22 ago. 2022. 

SUA PESQUISA.COM. História da internet. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/internet/. Acesso em 22 ago. 2022.