You are currently viewing História – A rualização do Império Romano: características.

História – A rualização do Império Romano: características.

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.

Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <https://esma7.files.wordpress.com/2013/04/mapacomercioimprom.jpg>. Acesso em: 24 out. 2022.

Observe atentamente o mapa acima e depois faça o que se pede.

Questão 1

Identifique qual o principal assunto do mapa e escreva-o em seu caderno.

Questão 2

No mapa identifique a região de onde os povos Vândalos se originam e para quais lugares eles migram. Descreva as rotas em seu caderno.

Questão 3

Cite 3 causas determinantes para o fim do Império Romano.

Questão 4

Defina COMITATUS.

SAIBA MAIS

Aperte o play e vamos conhecer mais sobre as invasões bárbaras.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 16° 6° Ano As invasões bárbaras”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=E-k7Q__3gbo>. Acesso em: 28 out. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044

Habilidade:(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
(GO-EF06HI14-A) Identificar e compreender as disputas de poder entre as esferas sociais romanas e seus desdobramentos na organização social, cultural e religiosa.
(GO-EF06HI14-B) Situar o processo de fragmentação do poder político com o fim do Império Romano e compreender a passagem do mundo Antigo para o mundo Medieval, bem como a sua nova forma de organização de poder econômico, sociopolítico, religioso e de trabalho.
Referencial teórico 
Machado, Carlos Augusto Ribeiro. A ANTIGUIDADE TARDIA, A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO E O DEBATE SOBRE O “FIM DO MUNDO ANTIGO”. Rev. Hist. (São Paulo) (173) • Jul-Dec 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.105844>. Acesso em: 25 out. 2022.