Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.
Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Observe atentamente o mapa acima e depois faça o que se pede.
Questão 1
Identifique qual o principal assunto do mapa e escreva-o em seu caderno.
Questão 2
No mapa identifique a região de onde os povos Vândalos se originam e para quais lugares eles migram. Descreva as rotas em seu caderno.
Questão 3
Cite 3 causas determinantes para o fim do Império Romano.
Questão 4
Defina COMITATUS.
SAIBA MAIS
Aperte o play e vamos conhecer mais sobre as invasões bárbaras.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044
Habilidade: | (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços. (GO-EF06HI14-A) Identificar e compreender as disputas de poder entre as esferas sociais romanas e seus desdobramentos na organização social, cultural e religiosa. (GO-EF06HI14-B) Situar o processo de fragmentação do poder político com o fim do Império Romano e compreender a passagem do mundo Antigo para o mundo Medieval, bem como a sua nova forma de organização de poder econômico, sociopolítico, religioso e de trabalho. |
Referencial teórico | Machado, Carlos Augusto Ribeiro. A ANTIGUIDADE TARDIA, A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO E O DEBATE SOBRE O “FIM DO MUNDO ANTIGO”. Rev. Hist. (São Paulo) (173) • Jul-Dec 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.105844>. Acesso em: 25 out. 2022. |