Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, teve um impacto profundo e duradouro no mundo ocidental, influenciando não apenas a França, mas reverberando por toda a Europa e além. Suas ramificações abrangeram aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais, moldando a trajetória histórica do mundo contemporâneo.
Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa#/media/Ficheiro:Anonymous_-_Prise_de_la_Bastille.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2023.
A Revolução Francesa estabeleceu princípios fundamentais que deram forma às instituições políticas modernas. A queda do Antigo Regime resultou na proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão, enfatizando a igualdade, a liberdade e a fraternidade. Esses ideais inspiraram movimentos emancipatórios e revoluções ao redor do globo, incluindo a independência das colônias latino-americanas e a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Disponível em:<https://historiaoitospc.blogspot.com/2009/04/sociedade-no-antigo-regime.html>. Acesso em: 23 nov. 2023.
A Revolução Francesa foi impulsionada pelos princípios iluministas, que promoviam o pensamento crítico, a razão e a ideia de que o poder emana do povo. Esses ideais espalharam-se pelo mundo, influenciando movimentos intelectuais e políticos em diversos países, estimulando debates sobre governança, direitos individuais e a separação de poderes.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada na França em 1789, foi um dos muitos documentos políticos produzidos no século XVIII sob a inspiração do ideário iluminista.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo#/media/Ficheiro:Declaration_of_the_Rights_of_Man_and_of_the_Citizen_in_1789.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2023
O fervor nacionalista desencadeado pela Revolução Francesa teve um impacto significativo na formação dos estados modernos. O modelo francês inspirou o surgimento de nações-estado na Europa, onde grupos étnicos buscaram a autodeterminação e a construção de identidades nacionais. Esse fenômeno contribuiu para a reconfiguração do mapa político e cultural do continente. As transformações sociais resultantes da Revolução Francesa desafiaram estruturas tradicionais. A abolição dos privilégios feudais e a redistribuição de terras impactaram as relações sociais e econômicas. O surgimento da burguesia como uma força influente estimulou o desenvolvimento econômico e o capitalismo, moldando as bases para a Revolução Industrial.
El cambista y su mujer, cuadro de Quentin Massys, 1514.
Disponível em:<https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Massysm_Quentin_%E2%80%94_The_Moneylender_and_his_Wife_%E2%80%94_1514.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2023.
A Revolução Belga, por Gustaf Wappersde Wappers, nos Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo#/media/Ficheiro:Wappers_belgian_revolution.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2023.
Em síntese, a Revolução Francesa transcendeu as fronteiras da França, deixando um impacto duradouro que moldou os rumos do mundo ocidental. Seus princípios e ideais continuam a influenciar debates contemporâneos sobre democracia, direitos humanos e justiça social.
QUESTÃO 1
É extremamente importante compreender o “contexto” em que determinada ação, informação ou fato está inserido. Sobre a Revolução Francesa, observe a charge abaixo e relacione a mesma à França pré-revolucionária.
No contexto pré-Revolução Francesa, a crise financeira agravou-se, e o governo de Luís XVI viu-se diante de desafios significativos para equilibrar as finanças do país. Em uma tentativa de resolver essa crise, o rei convocou os Estados Gerais em 1789, uma decisão que acabou sendo um momento crucial no desencadeamento dos eventos que levariam à Revolução. Os Estados Gerais eram uma assembleia representativa composta por representantes dos três estados: o clero, a nobreza e o terceiro estado, composto em grande parte pelos plebeus. Esse processo de convocação desencadeou uma série de eventos que culminariam na transformação radical da sociedade francesa.
Por que Luís XVI convocou os Estados Gerais em 1789?
(A) Para celebrar a ascensão do rei ao trono, reforçando o apoio da nobreza e do clero.
(B) Para discutir medidas fiscais que aliviassem a pressão sobre o terceiro estado.
(C) Com o objetivo de promover a igualdade social e política entre os três estados.
(D) Para buscar conselhos e apoio na resolução da crise financeira enfrentada pelo governo.
Questão 3
A sociedade francesa era uma sociedade estamental (estratificada, dividida). Identifique quais eram essas divisões e crie uma pirâmide social onde esteja exemplificado essa divisão (coloque informações relevantes sobre cada estado).
Questão 4
Durante a Revolução Francesa (1789-1799), a questão financeira desempenhou um papel crucial, contribuindo para a agitação social e política que caracterizou esse período. Um dos principais desafios enfrentados pelo governo francês foi o déficit orçamentário significativo e a ineficiência na arrecadação de receitas. A monarquia, particularmente sob Luís XVI, enfrentava uma grave crise financeira, em parte devido a gastos extravagantes da corte e a uma estrutura tributária injusta. Essa situação financeira precária foi um dos catalisadores para o surgimento de tensões e, eventualmente, para a eclosão da Revolução Francesa.
Qual foi um dos principais fatores financeiros que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa em 1789?
(A) A eficiente arrecadação de impostos, que aliviou as finanças do governo.
(B) A redução dos gastos da corte real, promovendo uma gestão econômica mais responsável.
(C) O déficit orçamentário resultante dos altos gastos da monarquia e da falta de uma tributação equitativa.
(D) O aumento das receitas provenientes do comércio exterior, impulsionando a economia francesa.
SAIBA MAIS
Somente aperte e play e veja esse vídeo com informações para melhorar seu entendimento sobre o que foi estudado.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8o-ano/
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | Licenciado em História e Pedagogia. |
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. (GO-EF08HI04-A) Identificar e compreender o contexto histórico que precedeu a Revolução Francesa. |
Referências: | VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa 1789-1799. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Editora Unesp, 2012. p. 21.PESSINI, Ana Cristina (Ed.). Como exercer sua cidadania. São Paulo: BEĨ, 2003. p. 165. (Entenda e aprenda).REMOND, René. O século XIX: 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 2004. p. 78. (Introdução à história de nosso tempo). |