You are currently viewing História – A passagem do mundo antigo para o mundo medieval: A fragmentação do poder político na Idade Média.

História – A passagem do mundo antigo para o mundo medieval: A fragmentação do poder político na Idade Média.

Olá, estudante. Esta videoaula de História do 6º ano foi veiculada na TV no dia 01 de Novembro de 2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula faremos uma explanação sobre Idade Média e suas principais características e influências. Para acessarmos a Idade Média faz-se necessário contextualizar com o fim do Império Romano e seus desdobramentos. Exemplificado que a Igreja católica era a unidade de poder com mais prestígio e poder na Idade Média.

Temática – História – A passagem do mundo antigo para o mundo medieval. Disponível em: <https://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com/2017/03/rio-bonito-um-feudo-de-suseranos-e.html>. Acesso em 07 de Outubro de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A passagem do mundo antigo para o mundo medieval: A fragmentação do poder político na Idade Média.

HISTÓRIA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: UILSON DUARTE

A passagem do mundo antigo para o mundo medieval

Para falarmos sobre a Idade Média (Séculos V – XV) e seus aspectos econômicos, políticos e sociais, com suas estruturas e conjunturas é necessário relembrar o grande Império Romano e seus significados para o mundo antigo. Constando como a terceira fase da civilização romana, iniciou-se em 27 a.C e perdurou até os anos de 476 Império Romano do Ocidente e  1453 a sua parte no oriental. O Império havia sido dividido em duas partes no ano de 395 pelo então Imperador Teodósio, o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.

Em 117, o Império Romano atingiu sua máxima extensão. Abrangia, aproximadamente, metade da Europa, o norte da África e parte do Oriente Próximo. Observe a extensão do Império Romano e suas rotas comerciais e o afluxo de riquezas que circulavam no interior do Império.

Disponível em: <https://esma7.files.wordpress.com/2013/04/mapacomercioimprom.jpg>. Acesso em: 28 setembro 2021.

O Baixo Império

O Baixo Império foi o período que representou a crise do Império Romano. Foram vários os motivos que geraram essa crise. Conheça os principais deles. 

Crise do escravismo: desde a época em que o Império Romano parou sua expansão e deixou de proporcionar guerras de conquistas, por volta do ano 100, o número de pessoas escravizadas caiu consideravelmente. Como o escravismo era um basilar da riqueza romana, a falta de escravizados gerou uma grave crise econômica.

Ruralização da economia: por causa da crise pela qual passava o império, houve um declínio de atividades como a produção artesanal e o comércio. Assim, milhares de trabalhadores ficaram desempregados e passaram a deixar as cidades para viver sob a proteção de grandes proprietários de terras. Desse modo, a área rural tornou-se mais povoada e mais importante que a área urbana.

Falta de proteção das fronteiras do império: a crise econômica fez com que o Estado parasse de arrecadar os impostos necessários para a manutenção do império. Cada vez mais coagidas por povos estrangeiros, principalmente germânicos, as divisas do império precisavam ser protegidas pelo exército, mas o Estado estava com problemas para pagar o soldo. Com isso, os líderes romanos precisaram de novas formas de proteger os limites do império, fazendo pactos com os povos invasores já instalados. O Estado transferia terras a esses invasores e, em troca, eles tinham de impedir que novas invasões ocorressem. Isso permitiu que, aos poucos, o exército romano fosse formado, em grande parte, de germânicos.

Idade Média

A Idade Média para mais fácil ser estudada costuma ser dividida em: Alta Idade Média ( que se caracteriza como período de formação e apogeu do Feudalismo) séculos V – X  e Baixa Idade Média ( que apresenta a decadência do Feudalismo e a consequente gestação do modo de produção capitalista) séculos XI – XV.

Na história da Europa ocidental, a Idade Média corresponde ao período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente (com capital em Roma), em 476, e a queda do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino ( com capital em Constantinopla), em 1453.

A primeira fase desse período chamada de Alta Idade Média (séculos V ao X), foi marcada pela invasão da Europa ocidental por diversos povos, que contribuíram para a constituição de uma nova forma de organização da sociedade: o feudalismo – sistema econômico, político, social e cultural que caracterizaria toda Idade Média.

Características Gerais:

* Formação e apogeu do Feudalismo

* Período de constantes invasões e deslocamentos populacionais.

* Síntese de elementos do antigo Império Romano + povos bárbaros + cristianismo.

Os Povos Bárbaros:

* Povos fora das fronteiras (sem cultura greco-romana).

* Germânicos – principal grupo (suevos, lombardos, teutônicos, francos, godos, visigodos, ostrogodos, vândalos, burgúndios, anglos, saxões…).

* Economia agropastoril.

* Ausência de comércio e moeda.

* Ausência de escrita.

* Politeístas.

* Inicialmente sem propriedade privada.

* Poder político = casta de guerreiros.

* Direito Consuetudinário (tradição).

* “COMITATUS” (laços de dependência entre guerreiros).

Disponível em: <https://maestrovirtuale.com/invasoes-barbaras-causas-desenvolvimento-e-consequencias/>. Acesso em: 29 de  Setembro de 2021.

O sistema feudal era baseado, especialmente, nas relações servis de produção: o senhor era o proprietário da terra, chamada de feudo; o servo, dependendo do senhor feudal, devia cumprir obrigações servis, prestando-lhe serviços gratuitos ( a corveia) e entregando a ele parte de sua produção – tributo conhecido como talha. O feudo era a unidade básica de produção. Ali se praticava uma economia agrária e autossuficiente. A terra era a medida da riqueza e do prestígio social: ter ou não ter a posse de uma propriedade rural definia a posição social de cada grupo na rígida hierarquia feudal.

Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/36714310>. Acesso em: 29 de Setembro de 2021.

Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Disponível em:<https://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com/2017/03/rio-bonito-um-feudo-de-suseranos-e.html>. Acesso em: 05 de Setembro de 2021.

A investidura da Idade Média era uma cerimônia de concessão de um feudo. De um suserano ao vassalo. O senhor (suserano) investia o vassalo com um feudo (concedendo-lhe a posse e uso da terra), dando um símbolo da terra ou do cargo transmitido em troca de um juramento de fidelidade.

O mundo feudal

Economia

* Economia natural, essencialmente agrária e autossuficiente concentrada no feudo*. Produzia-se para o consumo imediato, sem que houvesse excedentes para comercialização.

* A terra era considerada a principal riqueza.

* Trabalho regulado pelas obrigações servis, fixadas pela tradição e pelo costume.

* Condenação pela Igreja do empréstimo a juros (usura) e do lucro.

Organização política

* Poder político descentralizado, distribuído entre o rei, os membros da nobreza e o alto clero.

* Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, ou semiautônoma, governada pelo senhor  feudal.

* Relações entre os membros da nobreza feudal baseadas nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro, e vassalo o nobre que recebia o feudo.

Sociedade

* Sociedade rural e estamental, dividida em três estamentos ou ordens sociais, cada qual com uma função:

clero – cuidava da fé e do culto religioso;

nobreza – responsável pela defesa do território;

campesinato (servos e vilões) encarregado do trabalho nos campos. Os vilões eram os moradores das vilas. Homens livres, não estavam presos à gleba de terra, como os servos.

* O princípio da estratificação social era o privilégio de nascimento, que consagrava o regime de desigualdade e impedia a mobilidade social.

Disponível em: <http://geoconceicao.blogspot.com/2009/07/origem-do-feudalismo.html>. Acesso em: 29 de Setembro de 2021.

Cultura

* A sociedade medieval era teocêntrica, ou seja, considerava Deus o centro de todas as coisas.

* Atividades culturais marcadas pela fé religiosa. A Igreja determinava o modo de pensar e de viver das pessoas.

* Fenômenos naturais explicados pela fé.

* Era comum a celebração de ritos religiosos para fazer as plantas crescerem, paras ter boas colheitas, para provocar chuva, etc.

A instituição mais poderosa da Idade Média era a Igreja Católica Apostólica Romana. Abaixo consta uma foto do Vaticano, sede da Igreja Católica, na Cidade de Roma, Itália.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/it%c3%a1lia-roma-vaticano-bas%c3%adlica-1154281/>. Acesso em: 29 de Setembro de 2021.

* Feudo – Direito de usufruto de determinado bem, geralmente uma porção de terra, que um senhor concedia a um vassalo. Ao receber o feudo, o vassalo ficava ligado ao senhor (suserano) por laços de fidelidade, comprometendo-se a pagar-lhe certos tributos e a prestar-lhe colaboração militar em caso de guerra.

* Estamento – Camada social relativamente fechada, definida por relações de parentesco e pelo conceito de honra. A nobreza medieval, por exemplo, era um estamento baseado em privilégios estabelecidos pelo nascimento.

Durante a segunda fase, conhecida como Baixa Idade Média (séculos XI ao XIV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. 

Características Gerais

* Decadência do feudalismo.

* Estruturação do modo de produção capitalista.

Transformações básicas

* autossuficiência para economia de mercado;

* novo grupo social: burguesia;

* formação das monarquias nacionais.

Crescimento Populacional

* Fim das invasões.

* Maior consumo.

* Excedentes populacionais expulsos dos feudos.

* Retomada das cidades.

* Aumento do comércio.

* Aumento da criminalidade.

* Aperfeiçoamento de técnicas agrícolas

* Moinho hidráulico, arado de ferro.

* Busca de mais terras para cultivo

O Movimento Cruzadista (séculos XI – XIII)

* Movimento religioso e militar dos cristãos para retomar a Terra Santa (Jerusalém), em poder dos muçulmanos.

* Acomodação de excedentes populacionais.

* Busca de terras (nobreza).

* Busca de aventura ou enriquecimento (pilhagens).

* Absolvição dos pecados ou cura de enfermidades.

* Interesse comercial (mercadores italianos).

* 8 cruzadas oficiais e 2 extra oficiais.

* Fracasso militar.

Sucesso comercial (reabertura do Mar Mediterrâneo e das rotas de comércio entre o Oriente e o Ocidente).

Resumo

Nesta aula foi apresentado o conceito de Idade Média com suas implicações econômicas, políticas, sociais e culturais. Analisado o sistema feudal (feudalismo) tendo apresentado suas características principais. E por fim identificamos e caracterizamos o período conhecido como Baixa Idade Média, onde elencamos as características desse período, culminando com a gestação do modo de produção capitalista.

Atividades

Questão 1 –  Defina Feudalismo.

Questão 2 –  Diferencie Alta Idade Média de Baixa Idade Média com as características de cada período.

Questão 4 –  Descreva a cerimônia de Investidura que ocorria na Idade Média.

Questão 5 –  O que era o Feudo?

Questão 6 –  Faça uma pesquisa sobre: “As Cruzadas” e escreva um texto relatando o que aprendeu.


Habilidades Estruturantes:(GO-EF06HI14-B) Situar o processo de fragmentação do poder político com o fim do império Romano e compreender a passagem do mundo Antigo para o mundo Medieval, bem como a sua nova forma de organização de poder econômico, sociopolítico,religioso e de trabalho.
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. PNLD 2020.
VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. PNLD 2020.