You are currently viewing HISTÓRIA – A NOÇÃO DO “EU” E DO “OUTRO”: COMUNIDADE, CONVIVÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE PESSOAS

HISTÓRIA – A NOÇÃO DO “EU” E DO “OUTRO”: COMUNIDADE, CONVIVÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE PESSOAS

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE HISTÓRIA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 30/11/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE

Kids with facemasks holding their school belongings and standing against a wall - covid-19 Free Photo

FONTE: FREEPIK

NOSSA PROPOSTA HOJE É FAVORECER O RECONHECIMENTO DE DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS, TANTO NOS GOSTOS PESSOAIS QUANTO NOS TRAÇOS CULTURAIS, PROMOVENDO UM AMBIENTE ESCOLAR PAUTADO NO RESPEITO. ESTE MATERIAL PROPÕE, DE MANEIRA LÚDICA, ATIVIDADES QUE PERMITAM A REFLEXÃO ACERCA DAS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS, BEM COMO A PROMOÇÃO DO RESPEITO A ELAS.


HISTÓRIA/2 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS APRENDER QUE SOMOS TODOS DIFERENTES, POIS CADA UM TEM SEU MODO DE SER. NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM E ISSO É MUITO LEGAL! É LEGAL SER DIFERENTE, SERIA MUITO SEM GRAÇA SE TODOS FOSSEM IGUAIS E GOSTASSEM DAS MESMAS COISAS. SER DIFERENTE É NORMAL.AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, CADA UM TEM SUAS CARACTERÍSTICAS.AGORA VAMOS FAZER NOSSAS ATIVIDADES?

ATIVIDADE 1

VOCÊ VIU QUE CADA PESSOA TEM SUAS CARACTERÍSTICAS. ESCREVA NO SEU CADERNO SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.


ATIVIDADE 2

AINDA NO SEU CADERNO, RESPONDA AS PERGUNTAS:VOCÊ TEM IRMÃOS? QUANTOS?  TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? QUAL? O QUE GOSTA DE ESTUDAR?QUAL É SEU ESPORTE PREDILETO? O QUE MAIS GOSTA DE COMER?

Teacher showing a student how to solve a problem Free Photo


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?


PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS. 

CONSTRUIR UM AMBIENTE DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

HABILIDADES ESTRUTURANTES 
(EF02HI01) RECONHECER ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E IDENTIFICAR OS MOTIVOS QUE APROXIMAM E SEPARAM AS PESSOAS EM DIFERENTES GRUPOS; (EF02HI02) IDENTIFICAR E DESCREVER PRÁTICAS E PAPÉIS SOCIAIS QUE AS PESSOAS EXERCEM EM DIFERENTES COMUNIDADES.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/