You are currently viewing História – A importância de estudar o passado

História – A importância de estudar o passado

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A importância de estudar o passado

Olá estudante!

Veja estes diálogos:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/professor-ensinando-alunos-na-cena-da-sala-de-aula_18616420.htm#fromView=search&page=1&position=51&uuid=7e798de5-c70b-46bd-8695-caac7d11cc41>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Você já se perguntou como seria a vida se não conhecêssemos nada sobre o que aconteceu antes de nós? Seria como um livro sem começo.

Ao estudar o passado, descobrimos de onde viemos e como nossos antepassados viveram. Conhecer nossa história nos ajuda a entender quem somos e os processos que ocorreram até chegarmos aqui.

Além disso, podemos compreender melhor de onde vêm nossas tradições, como comemoramos feriados e por que falamos certas línguas.

O Brasil é um país marcado pela diversidade cultural, resultado da interação entre diferentes grupos ao longo da história. A formação cultural brasileira começou com os povos indígenas, seguida pela colonização portuguesa e pela chegada dos africanos escravizados. Cada um desses grupos étnicos deixou uma marca importante na identidade cultural do Brasil. Abaixo, destacam-se algumas das principais contribuições de cada grupo:

Disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-homem-idoso-com-fortes-caracteristicas-etnicas_51243982.htm#fromView=search&page=1&position=11&uuid=ff98f6c0-9a1c-47d6-986c-bee3058807fc>.  Acesso em: 07 de março de 2024.
Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustra-o-de-capoeira-desenhada_66242236.htm#fromView=search&page=1&position=22&uuid=6fc471fd-6de7-48f9-8709-d5ad15fd8d89>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Atividades

QUESTÃO 1

Faça a leitura do poema!

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Você já se perguntou como seria a vida se não conhecêssemos nada sobre o que aconteceu antes de nós? Por que é importante conhecer o passado e a história? Como isso nos ajuda a entender quem somos?



QUESTÃO 2

O Brasil é um país marcado pela diversidade cultural pois

(A) possui apenas um grupo étnico.

(B) é um país muito pequeno.

(C) houve pouca interação entre diferentes grupos ao longo da história.

(D) resulta da interação entre diferentes grupos étnicos ao longo da história.

QUESTÃO 3

É importante respeitar e valorizar as diversas etnias que contribuíram para a cultura brasileira, uma vez que 

(A) reconhecer as diferentes etnias é apenas uma questão de cortesia, não influenciando a identidade cultural do Brasil.

(B) valorizar e respeitar as diferentes etnias é fundamental, pois cada uma delas contribuiu de forma significativa para a riqueza cultural do Brasil.

(C) a cultura brasileira é homogênea, portanto não há necessidade de valorizar ou respeitar as diferenças étnicas.

(D) é irrelevante reconhecer as etnias que contribuíram para a cultura brasileira, já que a identidade nacional é independente delas.

QUESTÃO 4

Quais foram os principais grupos étnicos que contribuíram para a formação cultural do Brasil? Liste pelo menos três e explique brevemente sua contribuição.

GRUPO ÉTNICO CONTRIBUIÇÃO

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF05HI01-A) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos.
(EF05HI01-B) Relacionar os principais fatores que levaram estes povos a sedentarização.
(EF05HI01-C) Reconhecer que a definição territorial faz parte da construção de nação.
(EF05HI01-D) Compreender os principais elementos para formação do povo brasileiro, goiano e do município em que vive.
(EF05HI02-A) Identificar os mecanismos de organização do poder político e perceber que a vida em sociedade sedentária levou à formação do Estado.
(EF05HI02-B) Compreender que a vida em sociedade exige algumas regras de convivência e um poder (governo) que dirige as decisões da sociedade.
(EF05HI02-C) Reconhecer os mecanismos de organização política e administrativa no Brasil, no Estado de Goiás e no município que vive.
(EF05HI03-A) Identificar as contribuições das culturas e das religiões na composição identitária dos povos goianos.
(EF05HI03-B) Reconhecer a importância do legado cultural e religioso para formação de um povo.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.