Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/04/1-1-e1712348166120.png)
A importância de estudar o passado
Olá estudante!
Veja estes diálogos:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/04/1-9-e1712322457502.jpg)
Você já se perguntou como seria a vida se não conhecêssemos nada sobre o que aconteceu antes de nós? Seria como um livro sem começo.
Ao estudar o passado, descobrimos de onde viemos e como nossos antepassados viveram. Conhecer nossa história nos ajuda a entender quem somos e os processos que ocorreram até chegarmos aqui.
Além disso, podemos compreender melhor de onde vêm nossas tradições, como comemoramos feriados e por que falamos certas línguas.
O Brasil é um país marcado pela diversidade cultural, resultado da interação entre diferentes grupos ao longo da história. A formação cultural brasileira começou com os povos indígenas, seguida pela colonização portuguesa e pela chegada dos africanos escravizados. Cada um desses grupos étnicos deixou uma marca importante na identidade cultural do Brasil. Abaixo, destacam-se algumas das principais contribuições de cada grupo:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/04/1-10-e1712322557861.jpg)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/04/1-12-e1712325197444.jpg)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/04/1-13-e1712325367113.jpg)
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustra-o-de-capoeira-desenhada_66242236.htm#fromView=search&page=1&position=22&uuid=6fc471fd-6de7-48f9-8709-d5ad15fd8d89>. Acesso em: 07 de março de 2024.
Atividades
QUESTÃO 1
Faça a leitura do poema!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/04/1-14-e1712325545947.jpg)
Você já se perguntou como seria a vida se não conhecêssemos nada sobre o que aconteceu antes de nós? Por que é importante conhecer o passado e a história? Como isso nos ajuda a entender quem somos?
QUESTÃO 2
O Brasil é um país marcado pela diversidade cultural pois
(A) possui apenas um grupo étnico.
(B) é um país muito pequeno.
(C) houve pouca interação entre diferentes grupos ao longo da história.
(D) resulta da interação entre diferentes grupos étnicos ao longo da história.
QUESTÃO 3
É importante respeitar e valorizar as diversas etnias que contribuíram para a cultura brasileira, uma vez que
(A) reconhecer as diferentes etnias é apenas uma questão de cortesia, não influenciando a identidade cultural do Brasil.
(B) valorizar e respeitar as diferentes etnias é fundamental, pois cada uma delas contribuiu de forma significativa para a riqueza cultural do Brasil.
(C) a cultura brasileira é homogênea, portanto não há necessidade de valorizar ou respeitar as diferenças étnicas.
(D) é irrelevante reconhecer as etnias que contribuíram para a cultura brasileira, já que a identidade nacional é independente delas.
QUESTÃO 4
Quais foram os principais grupos étnicos que contribuíram para a formação cultural do Brasil? Liste pelo menos três e explique brevemente sua contribuição.
GRUPO ÉTNICO | CONTRIBUIÇÃO |
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF05HI01-A) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos. (EF05HI01-B) Relacionar os principais fatores que levaram estes povos a sedentarização. (EF05HI01-C) Reconhecer que a definição territorial faz parte da construção de nação. (EF05HI01-D) Compreender os principais elementos para formação do povo brasileiro, goiano e do município em que vive. (EF05HI02-A) Identificar os mecanismos de organização do poder político e perceber que a vida em sociedade sedentária levou à formação do Estado. (EF05HI02-B) Compreender que a vida em sociedade exige algumas regras de convivência e um poder (governo) que dirige as decisões da sociedade. (EF05HI02-C) Reconhecer os mecanismos de organização política e administrativa no Brasil, no Estado de Goiás e no município que vive. (EF05HI03-A) Identificar as contribuições das culturas e das religiões na composição identitária dos povos goianos. (EF05HI03-B) Reconhecer a importância do legado cultural e religioso para formação de um povo. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |