You are currently viewing História – A guerra das ideologias: A Guerra Fria

História – A guerra das ideologias: A Guerra Fria

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Estudar história não é memorizar datas, locais ou acontecimentos. SCHMIDT cita o alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria que o estudante de história deve (2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).Como bem diz o Historiador March Bloch:  a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo. Pois bem, é isso que estudaremos. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento  e no espaço. Mas, qual o significado disso? Como isso é feito? Ao analisar e problematizar os assuntos desta atividade você experimentará como a história está presente em sua vida e como ela é necessária para nossa atuação na sociedade em que estamos inseridos, então …

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Observe as imagens acima e marque a resposta que contempla o contexto em que ela se insere.

  1. ( ) Crise dos mísseis
  2. ( ) Guerra do Vietnã
  3. ( ) Guerra Fria
  4. ( ) Guerra do Atlântico

Questão 2

Qual foi o líder europeu que em visita aos EUA, fez um discurso alertando os políticos estadunidenses sobre a dominação hegemônica da URSS no leste europeu, a qual ele chamou de “cortina de ferro”?

  1. ( ) Babha Yagha
  2. ( ) Winston Churchill
  3. ( ) Bóris Yeltsin
  4. ( ) Natasha Romanoff

Questão 3

Determine o contexto da criação da OTAN e o porque foi criada.

Questão 4

Caracterize Pacto de Varsóvia.

SAIBA MAIS

Aperte o play e aprenda mais

Canal Uilson Duarte. “Atividade 17ª 9° Ano Resultantes da Guerra Fria”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=3TAijv3XfUk>. Acesso em: 14 dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1C2mAVvXYbcDnx8t2EWkryfBKz_FRCwgJ

Habilidade:(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
(GO-EF09HI28-A) Conhecer os conceitos de Capitalismo e Socialismo e relacioná-los às Revoluções Cubana e Chinesa, bem como aos demais conflitos na conjuntura da Guerra Fria.
Referencial teórico 
Barros, Edgar Luiz de. A Guerra Fria. 3 ed. São Paulo: Atual; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1985;