Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Estudar história não é memorizar datas, locais ou acontecimentos. SCHMIDT cita o alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria que o estudante de história deve (2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).Como bem diz o Historiador March Bloch: a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo. Pois bem, é isso que estudaremos. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento e no espaço. Mas, qual o significado disso? Como isso é feito? Ao analisar e problematizar os assuntos desta atividade você experimentará como a história está presente em sua vida e como ela é necessária para nossa atuação na sociedade em que estamos inseridos, então …
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Observe as imagens acima e marque a resposta que contempla o contexto em que ela se insere.
- ( ) Crise dos mísseis
- ( ) Guerra do Vietnã
- ( ) Guerra Fria
- ( ) Guerra do Atlântico
Questão 2
Qual foi o líder europeu que em visita aos EUA, fez um discurso alertando os políticos estadunidenses sobre a dominação hegemônica da URSS no leste europeu, a qual ele chamou de “cortina de ferro”?
- ( ) Babha Yagha
- ( ) Winston Churchill
- ( ) Bóris Yeltsin
- ( ) Natasha Romanoff
Questão 3
Determine o contexto da criação da OTAN e o porque foi criada.
Questão 4
Caracterize Pacto de Varsóvia.
SAIBA MAIS
Aperte o play e aprenda mais
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1C2mAVvXYbcDnx8t2EWkryfBKz_FRCwgJ
Habilidade: | (EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. (GO-EF09HI28-A) Conhecer os conceitos de Capitalismo e Socialismo e relacioná-los às Revoluções Cubana e Chinesa, bem como aos demais conflitos na conjuntura da Guerra Fria. |
Referencial teórico | Barros, Edgar Luiz de. A Guerra Fria. 3 ed. São Paulo: Atual; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1985; |