You are currently viewing HISTÓRIA –  A CRIAÇÃO DA INDÚSTRIA

HISTÓRIA – A CRIAÇÃO DA INDÚSTRIA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A criação da indústria representou uma verdadeira revolução na produção de bens, aumentando consideravelmente a quantidade e os modos como a sociedade se organiza.

A CRIAÇÃO DA INDÚSTRIA

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/ind%c3%bastria-f%c3%a1bricas-edif%c3%adcios-33663/.Acesso em 12 abr. 2023

Na sociedade são desenvolvidas várias atividades produtivas, visando elaborar bens para o consumo. No século XVIII, ocorreu um evento denominado Revolução Industrial que alterou profundamente o modo como os bens são produzidos.

Antes da Revolução Industrial, a maior parte da produção dependia de trabalhos manuais, o que é chamado de manufatura. A produção manufatureira não consegue produzir grande quantidade de bens em pouco tempo.

Com a Revolução Industrial, foram inseridas máquinas nos processos produtivos, ocasionando uma atuação em grande escala, ou seja, a produção em quantidade maior em menos tempo.

EFEITOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

As indústrias instalaram-se principalmente nas zonas urbanas, o que fez com que muitos operários se mudassem para as cidades e gerando o número da população.

Como as indústrias tinham uma produção extensa, operários foram contratados porém sem garantia de muitos direitos trabalhistas. As funções eram desempenhadas em longas jornadas de trabalho (mais de dezesseis horas diárias), os ambientes eram pouco arejados, escuros e com poluição e os salários baixos. Até mesmo crianças podiam ser contratadas para cargos em fábricas.

Com o excessivo número de indústrias a poluição ambiental foi elevada o que gera impactos severos na qualidade de vida da população.

Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

A revolução industrial ocasionou uma profunda modificação nos modos de produção e trabalho.

Assinale a alternativa que indica um impacto causado pela Revolução Industrial do século XVIII:

(a) Valorização das atividades de manufatura.

(b) Diminuição da população nas cidades.

(c) Incentivo da produção realizada manualmente.

(d) Uso de máquinas movidas a motor a vapor.

QUESTÃO 2

As indústrias, após o período da Revolução Industrial, passaram a representar uma importante atividade que absorve vários postos de trabalho.

Assinale a alternativa que demonstra corretamente um efeito que a Revolução Industrial do século XVIII causou no modo de produção e trabalho:

(a) Os trabalhadores se mudaram das cidades para o campo em busca de trabalho.

(b) Os trabalhadores realizavam curtas jornadas de trabalho, com no máximo quatro horas diárias.

(c) Os trabalhadores desempenhavam atividades em locais arejados e com bastante iluminação.

(d) Os trabalhadores possuíam poucos direitos trabalhistas e até mesmo crianças trabalhavam.

As atividades pecuárias são fundamentais para a disponibilização de gêneros alimentícios e até mesmo vestimentas.

QUESTÃO 3

Em nossa casa, podemos encontrar vários alimentos ou produtos que são industrializados.

Escolha um produto industrializado que contenha rótulo e preencha as seguintes informações:

(a) Qual indústria produziu o produto?

(b) Onde a indústria está localizada?

(c) Quais matérias-primas foram usadas para produzir?

(d) Qual a função ou uso do produto?

QUESTÃO 4

Observe a imagem que representa a produção de uma fábrica:

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/esta%c3%a7%c3%a3o-de-poder-3431136/.Acesso em 12 abr. 2023

(a) Quais os prejuízos à comunidade a produção realizada pela indústria apresentada na imagem pode trazer?

(b) Há alguma forma de se minimizar ou diminuir tais prejuízos?


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.).
Referências:
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

SÓ HISTÓRIA. Revolução Industrial? Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php. Acesso em 12 abr. 2023.


SENADO FEDERAL. O que causa o aquecimento global?  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Oe0npq64-LI. Acesso em 12 abr. 2023.

SUNO ARTIGOS. Como a manufatura pode afetar a economia?  Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/manufatura/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20manufatura%3F,a%20praticada%20no%20s%C3%A9culo%20XIX.. Acesso em 12 abr. 2023.