You are currently viewing História – 1888 Liberdade para quem?

História – 1888 Liberdade para quem?

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Os estudos históricos devem ter relevância em nossas vidas, por isso a importância de se estudar a história. Ao estudar história e o passado somos levados a refletir sobre nossa sociedade atual e sobre nossa experiência no tempo. Analisar as ações humanas ao longo do tempo é um dos objetivos da história. Então…

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Dispoível em:< https://novo.org.br/132-anos-de-lei-aurea/>. Acesso em: 24, abr. 22.

Questão 1

Qual sua opinião sobre a Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008 – que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras? 

“Escreva um texto em seu caderno e compartilhe com seus colegas”.

Questão 2

Leia o texto acima e após anote em seu caderno se essas ações tomadas pelo poder público favoreceu a proliferação do racismo e de que forma você identifica isso. Compartilhe em suas redes sociais sua opinião.

Questão 3

Faça uma pesquisa on-line com a seguinte pergunta: Como os negros são tratados no Brasil? Anote em seu caderno os resultados da pesquisa e faça comentários em sala de aula para seus colegas sobre o que pesquisou.


SAIBA MAIS

Só clica no play e venha para o conhecimento

Canal Uilson Duarte; ” Atividade 5 – 1888 Liberdade para quem?”. Disponível em: <https://youtu.be/Ldj3D0WeH0c>. Acesso em: 29 abr. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/


Habilidade:(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós–abolição e avaliar os seus resultados.
(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
Referencial teóricoCARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem. Teatro de sombras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. 
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 
CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no Brasil, 1850-1888. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. 
MATTOS, Hebe Maria. Das cores do silêncio. Os significados da liberdade no sudeste escravista. Brasil, séc. XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.