You are currently viewing Históra – Os Europeus e o eurocentrismo: origem de preconceitos!

Históra – Os Europeus e o eurocentrismo: origem de preconceitos!

Estudar história não é memorizar datas, locais ou acontecimentos. SCHMIDT cita o alemão Jorn Rusen que defende em sua teoria que o estudante de história deve (2017, p. 62): “compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis). Então, 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Faça uma pesquisa sobre cientistas africanos. Após a pesquisa escreva um texto descrevendo suas descobertas e lembre-se de destacar os processos a que os negros foram submetidos sob o julgo europeu. Dê o seguinte título: O lugar do negro nas sociedades. Compartilhe com seus colegas e professor.

Questão 2

Descreva o significado de “Eurocentrismo”. Agora descreva o que aconteceu no processo do neocolonialismo europeu sobre África e Ásia.

Questão 3

Leia com atenção o texto escrito pelo médico Nina Rodrigues: 

“A raça negra no Brasil, por maiores que tenham sido os seus incontestáveis serviços à nossa civilização, por mais justificadas que sejam as simpatias de que a cercou o revoltante abuso da escravidão, por maiores que revelem os gêneros dos seus defensores, há de construir sempre um dos fatores da nossa inferioridade como povo.”

MACHADO, Carlos Eduardo Dias.  População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Dissertação de Mestrado, 2009. p. 45. Disponível em:<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03022010-174218/pt-br.php>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Essa filosofia defendida por Nina Rodrigues teve impacto na vida dos negros brasileiros? Quais você imagina, descreva.

Questão 4

Releia o texto da questão 3, reflita e responda:

Essa forma de pensamento contribuiu para a manutenção e expansão do racismo em nossa sociedade? Detalhe seu pensamento, escrevendo em seu caderno.

SAIBA MAIS

Aperte o play e conheça mais

Canal Prof. Uilson Duarte. “Atividade 18ª 8° Ano Eurocentrismo”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=BS2LSYeZbkM>. Acesso em: 23 dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y

Habilidade:(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
Referencial teórico 
BORBA,   Pedro,   2020.   Para   uma   teoria   crítica   do eurocentrismo:  história,  colonialismo  e  o resto  do  mundo. Revista  Estudos  Políticos:  a  publicação  semestral  do Laboratório de Estudos Hum(e)anos (UFF). Rio de Janeiro Vol.11 | N.1, pp.63-82, outubro de 2020.