You are currently viewing Geografia – Hidrografia do Brasil e América Latina

Geografia – Hidrografia do Brasil e América Latina

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 22/09, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Nessa atividade você vai conhecer as características das bacias hidrográficas do Brasil e da América Latina.

Ponte sobre o Rio Grande – São João Batista do Glória -MG
Fonte: Pixabay

Bacias Hidrográficas do Brasil

Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.
O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional. São elas: Bacia Hidrográfica Amazônica, Bacia Hidrográfica do São Francisco, Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, Bacia Hidrográfica do Paraná, Bacia Hidrográfica do Parnaíba, Bacia Hidrográfica do Uruguai, Bacia Hidrográfica do Paraguai, Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental, Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Hidrográfica Atlântico Leste, Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste, Bacia Hidrográfica Atlântico Sul.

Clique aqui para acessar o mapa das bacias hidrográficas brasileiras

Assista a videoaula dos professores Lobão e Rocha sobre a hidrografia do Brasil

Hidrografia do Brasil – Quadro Geral” no Canal Mais Geo – YouTube

Questão 1
Você já conheceu algumas das bacias hidrográficas citadas no texto? Escolha uma bacia hidrográfica brasileira e descreva suas características.

Bacias Hidrográficas da América Latina

Toda a parte oeste do continente americano se distingue pela presença de montanhas recentes e altos planaltos. É a partir deles que nascem os rios que percorrem o continente em direção aos oceanos. Os rios que correm para o Atlântico constituem grandes bacias hidrográficas, enquanto os rios que correm em direção aos oceanos Pacífico e Glacial Ártico são de curta extensão e encachoeirado. A América Latina é uma região possuidora de vastos recursos hídricos. A América do Sul em particular é uma região privilegiada nesse quesito. Ali estão algumas das bacias hidrográficas mais importantes do mundo, como as dos rios Amazonas, Orinoco e da Prata. Contudo, a distribuição da água é altamente desigual em termos geográficos. O continente também possui grandes áreas desérticas ou semidesérticas, em termos climáticos. A América Latina é abundantemente irrigada por rios e cursos d’água que constituem bacias hidrográficas. Entre as principais bacias hidrográficas estão: a bacia Amazônica e a Platina.
A bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, irriga uma área de mais 7 milhões de quilômetros quadrados e representa cerca de 20% toda a água doce do planeta. Possui rios navegáveis e fartos em peixes, favorecendo a pesca. A maior parte dessa bacia está em território brasileiro.
A bacia Platina é composta por rios de planalto, como o rio Paraná, e de planície, como o rio Paraguai. Esses rios banham as regiões mais industrializadas da América do Sul: Região Sudeste Brasil e província de Buenos Aires, situada na Argentina, na foz rio da Prata.

Clique aqui para acessar o mapa das principais bacias hidrográficas da América do Sul

Questão 2
A partir do seu conhecimento e do que estudamos hoje, explique qual a importância das bacias hidrográficas para o sistema agropecuário:

Questão 3
Explique como podemos desenvolver ações para preservar e recuperar os rios devastados pela ação humana nos últimos anos. Escreva um texto apresentando possibilidades e ações para tal recuperação.

Habilidades(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina (aquíferos, bacias hidrográficas) com a dinâmica climática.
Objetos do ConhecimentoCiclo hidrológico
Relações entre os componentes físicos-naturais
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América latina
Componente Curricular:Geografia e Ciências

Referencial teórico:
Mundo Educação. Bacias Hidrográficas do Brasil. Disponível em: https://tinyurl.com/yynrp3k5. Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 15, set. 2020.
IPEA. A gestão da água na América latina. Disponível em: https://tinyurl.com/y6k3f7rq. Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 15, set. 2020.
Só Geografia. America (Continuação). Disponível em: https://tinyurl.com/y3h9z5vl. Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 15, set. 2020.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Bacias hidrográficas – Bloco 2

Hidrografia do Brasil – Ed Ambiental e Saúde – Ens Fundamental – Anos Finais – 22 Set 2020