You are currently viewing Handebol: história, regras e fundamentos

Handebol: história, regras e fundamentos

Olá. Seja bem vindo ao Portal Conexão Escola!

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade iremos falar sobre Handebol, conteúdo de Educação Física, que faz parte do eixo temático Corpo, Expressão e Movimento.

Handebol é um esporte coletivo, praticado em quadras de salão ou na areia, jogado entre duas equipes, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. O objetivo do jogo é marcar mais gols que o adversário.

O handebol foi criado em 1919 pelo professor de Educação Física Karl Schelenz em Berlim, capital da Alemanha. No Brasil, chegou pelas mãos dos imigrantes alemães durante a década de 1930. No começo, o esporte se manteve conhecido apenas no estado de São Paulo, e se popularizou para o resto do país a partir da década de 1960.

É um esporte muito praticado no nosso país. Hoje temos campeonatos e seleções nacionais tanto na modalidade feminina quanto na masculina. O Brasil é pentacampeão pan-americano da modalidade feminina e tricampeão na masculina. Além disso, a nossa seleção feminina de handebol já foi campeã mundial e está com vaga garantida para a próxima olimpíada.

Em Goiânia, uma das principais equipes de handebol é a Força Atlética, uma entidade esportiva fundada em 2003 que trabalha o handebol em projetos sociais e também com equipes de Alto Rendimento nas categorias: mirim, infantil, cadete, juvenil, júnior e adulto feminino. É a única equipe do Estado que disputa a liga nacional, e a categoria adulta está entre as 6 melhores do Brasil. A Força Atlética acumula muitos títulos, um dos mais importantes é o de Campeão Brasileiro em 2017 na categoria júnior.

Mas e aí, você já tinha ouvido falar nesse esporte? Já jogou ou assistiu algum jogo de handebol pessoalmente ou pela televisão? Vamos assistir ao vídeo “O melhor do handebol” para apreciar e conhecer um pouco mais desse esporte.

” O melhor do handebol” – Canal: Vivendo pelo handebol – Link: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=UEX6rpW45W8&feature=youtu.be

Gostou do jogo de handebol? Ele é bem dinâmico e precisa de muita energia e agilidade. Além de ser um jogo bem movimentado, o handebol exige muito contato físico com os colegas do outro time. Qual foi sua reação quando teve esse contato no jogo? Espero que você não tenha reagido com agressão e tenha respeitado seu adversário.

Ficou interessado em aprender a jogar handebol? Assista ao vídeo do grande professor Lucas Leonardo sobre a história e as principais regras do handebol.

” Handebol: Origem e Fundamentos em Cordel” – Canal: Pedagogia do Esporte – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ziRNCXlCbR0

Para você continuar aprendendo sobre handebol, vamos assistir ao vídeo “Handball” para entendermos melhor as técnicas e os movimentos utilizados nesse esporte.

“Handball” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ROvYPoYVDP4&feature=youtu.be

E aí, conseguiu entender todos os fundamentos? Já fizeram alguns deles na escola? Qual é o fundamento que achou mais difícil? Se possível pratique esses fundamentos aí na sua casa, caso não tenha a bola de handebol, use qualquer bola que tenha. Chame seus familiares para praticarem com você, caso não seja possível, use a parede para rebater a bola do passe, se tiver pouco espaço pode experimentar o drible parado, usando e alternando as duas mãos. Seja criativo, use os materiais e espaços que têm em casa. Divirta-se!

Mas vamos voltar lá para o vídeo dos fundamentos, vocês viram aquele homem que executou os movimentos? Conhece ele? Nome dele é Guilherme Rosa, goianiense, ex – atleta olímpico de handebol, que conheceu o esporte em uma escola pública de Goiânia. Assista ao vídeo para apreciar alguns lances desse grande jogador.

” TOP 5 – Guila #28 | O poder dos 9 metros ” – Canal: Handebol Taubaté – Link: https://www.youtube.com/watch?v=3-5HPpZlOE8&feature=youtu.be

Viu que assim como em outros esportes, o nosso Estado já consagrou grandes jogadores. Pesquise na internet, ou converse com amigos e familiares, se eles conhecem outros jogadores aqui de Goiânia que obtiveram uma carreira de sucesso com o handebol.

Agora, escreva em seu caderno, tudo o que você aprendeu sobre handebol.

ComponenteHabilidade
Educação Física(GO-EF05EF05) Vivenciar, fruir e analisar diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

Assista o bloco na íntegra no vídeo abaixo:

Fundamental – Corpo, Expressão e Movimento – Ciclo da Infância