You are currently viewing Handebol com ética!

Handebol com ética!

Olá, Seja bem vindo ao Portal Conexão Escola!

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade iremos falar sobre handebol e fair play.

Jogo limpo ou fair play na filosofia esportiva, corresponde a uma atitude ética e justa na competição. É muito mais do que o respeito às regras: cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro e de espírito esportivo, ou seja, representa um modo de pensar e não simplesmente um comportamento. Assista ao vídeo “Fair Play no handebol” e veja exemplos dessa atitude.

” Fair no Handebol” – Canal: Lélis Filho – Link: https://www.youtube.com/watch?v=XhUxRSZL3Tk&feature=youtu.be

Viu que bacana a postura desses jogadores no vídeo. Eles não eram obrigados a parar a jogada para que o adversário tivesse atendimento e muito menos devolver a bola quando o oponente fez um passe errado, fizeram por pura ética e respeito.

E você, teria essa atitude, mesmo sabendo que poderia lhe custar a vitória?

Essa postura respeitosa não é esperada somente dos jogadores e sim por todos envolvidos na competição. Envolve a luta contra a fraude, contra o doping, contra a violência (tanto física quanto verbal), contra a desigualdade de oportunidades, contra a comercialização excessiva e contra a corrupção.

Por exemplo, espera-se uma postura ética do presidente da Confederação Brasileira de Handebol, que é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de handebol no Brasil. Só que em 2018 o presidente Manoel Luiz Oliveira foi afastado do cargo por acusações de uso indevido de verbas públicas, levando a modalidade a perder seus principais patrocinadores. Prejudicando todos os atletas profissionais e as escolinhas de iniciação esportiva que necessitavam dessa verba para custear suas despesas. Apesar de hoje o processo ter sido extinto e o dirigente reassumido o cargo, foi um exemplo de não fair play, e arranhou a imagem da modalidade e a levou ao regresso.

Outro caso recente de não fair play no handebol envolveu a atleta da seleção brasileira Elaine Gomes. Ela foi pega no exame antidoping pois realizou uma terapia intravenosa a laser no sangue, que é procedimento proibido de acordo com as regras da Agência Mundial Antidoping, pois acelera o equilíbrio funcional de todo corpo. A atleta que joga profissionalmente na Romênia, se defende dizendo que quem indicou o procedimento foi o médico da equipe e que ela não sabia que era proibido. Mas sabendo que todo atleta é responsável por tudo aquilo que entra no seu organismo, Elaine não pode ser eximida da culpa do doping. O caso ainda está correndo na justiça, e torço para que tudo seja esclarecido pois a Elaine é uma jogadora fenomenal e fará falta na seleção brasileira.

Que as punições sejam feitas e que sirva de exemplo na luta contra o doping no esporte. Afinal, o atleta precisa melhorar seu desempenho esportivo através do treinamento, alimentação, repouso e não usando substâncias, drogas ou métodos ilícitos.

E você sabia que a expressão fair play, não é utilizada somente no meio esportivo?

Ela é empregada em diversos segmentos da sociedade, e toma o significado de apresentar uma conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais. O primeiro passo é respeitar o próximo, aceitando a diversidade cultural, sem racismo, preconceito, intolerância e violência.

Agora é sua vez! Tendo em base tudo que aprendeu nessa atividade, pense e registre em seu caderno, atitudes que possam ser aplicadas na escola e na sua casa para que você tenha jogo limpo na relação com os outros. Pense em situações reais, depois de planejar, comece a colocar em prática essas atitudes.

Que o jogo limpo seja sempre realidade na sua vida!

Componente Habilidades
Educação Física(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

Assista o bloco na íntegra no vídeo abaixo:

Fundamental – Corpo, Expressão e Movimento – Ciclo da Adolescência