You are currently viewing Hábitos de higiene do corpo e alimentação saudável

Hábitos de higiene do corpo e alimentação saudável

Nosso corpo precisa ser bem cuidado, para isso precisamos ter hábitos diários de higiene, como lavagem das mãos, corpo, cabelo e ainda comer alimentos saudáveis. Vamos estudar sobre a importância dos hábitos de higiene e a alimentação saudável para termos saúde. Agora vamos começar nossas atividades.


Bons hábitos de higiene, como tomar banho todos os dias, escovar os dentes, beber água limpa e tratada e comer alimentos saudáveis, nos traz saúde e bem estar. Vamos aprender um pouco mais sobre os hábitos de higiene e alimentação saudável.

ATIVIDADE 1: 

Assista o vídeo: Bons hábitos de higiene no link abaixo

“BONS HÁBITOS DE HIGIENE” Canal: Escola Pirlilimhttps://www.youtube.com/watch?v=MCqsMWOq8QE 

Agora converse com sua família como foi a experiência que você teve ao aprender sobre a higiene e faça em seu caderno um desenho de você e sua família praticando hábitos de higiene.


ATIVIDADE: 2

Para essa atividade você vai assistir o vídeo do link abaixo: Quem quer ser inteligente.

“QUEM QUER SER INTELIGENTE” Canal: Minha Vida É Uma Viagem – https://www.youtube.com/watch?v=XEUPAXZrxxo

As pessoas tem gosto variado para a alimentação. Mas não podemos esquecer de que a alimentação saudável requer variedade. Assista novamente o vídeo, da Atividade 1 e utilizando o seu caderno, escreva o nome das frutas que você mais gosta. Faça em seguida os seus desenhos e mostre para alguém da sua família.


Saiba Mais | Referências:

“CORONAVÍRUS – AJUDAR A PREVENIR – LAVAR AS MÃOS” Canal: CRIANÇAS INTELIGENTES – https://www.youtube.com/watch?v=_BvV3o0NClk

“O INIMIGO INVISÍVEL” Canal: UFRN – https://www.youtube.com/watch?v=GMWSpaG2hV8

“Música educativa para crianças | Alimentação Saudável” Canal:Coleção Miau – https://www.youtube.com/watch?v=UfdT8IcASTw

Objeto de ConhecimentoRespeito à diversidade: Diversidade na espécie humana Respeito às diferenças Corpo humano: Estrutura do corpo humano Hábitos de higiene corporal e alimentar Atitudes de autocuidado Alimentação saudável
Componente CurricularCiências
Habilidades(GO-EF01CI10) Reconhecer as diferentes fases da vida do ser humano, suas características e necessidades.(EF01CI02-A/B/C) Localizar, nomear e representar, por meio de desenhos, partes do corpo humano (incluindo órgãos dos sentidos) e explicar oralmente suas funções. (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. 
(EF01CI03-A/B/C) Discutir e compreender as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo, como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, bem como os de higiene alimentar, manuseio, preparo e armazenamento, são necessários para a manutenção da saúde individual e coletiva. 
(GO-EF01CI08) Compreender a importância da alimentação saudável no cotidiano, a partir da análise dos lanches servidos na instituição escolar.
 (GO-EF01CI09) Identificar e adotar atitudes de autocuidado para preservação da integridade física e emocional, com atenção ao combate ao abuso sexual infantil.

Proponentes/ Professores:Rosalina dos Santos
Instituição Educacional:Escola João Crisóstomo Rosa
CRE:Central

 Ensino Fundamental – Ciclo da infância Turma A – 1º ano – Educação Ambiental e Saúde