You are currently viewing Ciências da Natureza – Hábitos alimentares: nutrição e saúde.

Ciências da Natureza – Hábitos alimentares: nutrição e saúde.

Olá! Você sabia que o ser humano necessita da energia dos alimentos para realizar todas as atividades diárias e ter um desenvolvimento saudável? Alimentar-se bem não significa comer muito. O mais importante é a qualidade dos alimentos. A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de alimentos que fornecem a quantidade suficiente de nutrientes de que o organismo necessita proporcional ao gasto de energia. E você se alimenta corretamente? Neste estudo você poderá compreender um pouquinho quanto a importância da alimentação, que é um direito de todos.

Atividade 1

Nesse vídeo você vai aprender porque o corpo precisa de uma alimentação equilibrada.

“Importância da Alimentação Saudável!” Canal: D777 Entretenimento – https://www.youtube.com/watch?v=lbdnd0En-aA&t=240s

Agora que você aprendeu a importância de uma alimentação equilibrada para a sua saúde, reflita com sua família sobre a necessidade da mudança de hábitos alimentares mostrados nos quadros:

Pin em Literatura

Para vocês o que é alimentação saudável?

Na sua família quais dos alimentos listados vocês consomem diariamente e devem ser evitados? E quais precisam ser ingeridos todos os dias?

Converse com os membros da sua família e reflitam como vocês podem mudar seus hábitos alimentares para terem uma vida mais saudável, caso ainda não essa consciência sobre a necessidade de uma alimentação saudável.

Atividade 2

Até aqui você entendeu a importância de uma alimentação equilibrada? O ser humano necessita da energia dos alimentos para realizar atividades diárias e ter um desenvolvimento saudável. Os alimentos possuem nutrientes que ajudam nosso corpo. Diante da falta de alguns nutrientes, o corpo pode sofrer graves consequências e deixar de funcionar. É por isso que uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes necessários para que a nossa saúde seja garantida. Acesse o Link abaixo e conheça alguns passos a ser seguidos para uma alimentação saudável.

“10 passos para uma alimentação saudável” Canal: Sodexo Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=lXqemxb7NEA&t=203s

Gostou do vídeo? A partir do que aprendeu, chame sua família e monte um cardápio semanal, que contenha os alimentos necessários para o bom funcionamento do nosso organismo!

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábado Domingo
Café da Manhã
Almoço
Lanche da tarde
Jantar

Saiba Mais I Referências:

“Ciências – Alimentação Saudável” Canal: Zuleide Ferreira – https://www.youtube.com/watch?v=Yurrkwerz5w

Objeto de Conhecimento:Hábitos alimentares:Nutrição e Saúde
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidades(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como: obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Proponentes:Maria Aparecida Pires MacielMaria de Fátima BorgesPetrina Marques Coelho Reis de MouraSilene Jacinto da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal João Vieira da Paixão
CRE:JARBAS JAYME

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E-5º ano – Educação Ambiental e Saúde