You are currently viewing Guardar ou gastar? Eis a questão!

Guardar ou gastar? Eis a questão!

Olá, hoje estava pensando se a gente tivesse uma árvore que desse dinheiro ou um computador que fizesse essas notas, seria ótimo, não é? Falando nisto, você conhece todas as notas e moedas de dinheiro utilizados no Brasil? Que tal relembrar?!?


 ATIVIDADE 1

Olhe que legal o cartaz com o sistema monetário brasileiro. Aproveite para relembrar e leia com atenção.

Painel Educativo Sistema Monetário Moeda Brasileira- 100x070

Lembrou do valor de todas elas? Muito bem! Que tal usar o que você aprendeu para resolver probleminhas? 

ATIVIDADE 2

Em seu caderno, some as cédulas e as moedas dos quadros abaixo. Não se esqueça de colocar o símbolo do Sistema Monetário Brasileiro (R$) antes dos números para indicar que se trata de valor em reais.


ATIVIDADE 3

Agora que você já está craque em reconhecer os valores da moeda brasileira, é importante saber utilizar muito bem o dinheiro. Veja só o que a Mônica e a Magali descobriram:


ATIVIDADE 4

Como dito no vídeo, é importante saber economizar e não gastar o dinheiro todo de uma vez. Pensando nisto, vamos tentar resolver os probleminhas abaixo? Ah, não se esqueça de registrar no seu caderno.


Imagine que você ganhou R$ 50,00 (cinquenta reais).
a) Você poderia comprar todos os objetos?
b) Para comprar todos os objetos relacionados acima, quanto você teria
que ter em dinheiro?
c) Você compraria o máximo que desse para comprar ou se preocuparia
em guardar parte do dinheiro?
d) Quais objetos você compraria e quanto sobraria?


ATIVIDADE 5
E você, já recebeu algum dinheiro em cédula ou moeda? O que você fez? Gastou tudo de uma vez? Gastou um pouco e deixou o restante para outro dia? Guardou no cofrinho? Olhe só o que o Cascão fez com o dinheiro na história em quadrinhos:

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/turma-da-monica-da-dicas-ensina-economizar-em-parceria-com-spc-11932400.html


Viu só que história interessante? Cascão guardava o seu dinheiro em um cofrinho, para utilizar quando fosse necessário. E você tem um cofrinho? Que tal fazer seu próprio cofrinho?

Veja a ideia do vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=36AClJuMPhc

Agora é sua vez, use a sua imaginação e crie o seu próprio cofrinho.

Por hoje é só!

Saiba Mais:

Olhe que legal o jogo abaixo, vamos aprender mais sobre o quanto vale o dinheiro:

Educação financeira também é coisa de criança, assista esse vídeo:


Componente CurricularHabilidades
Matemática(EF03MA24-B) Reconhecer em situações cotidianas de compra, venda e troca a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco.
 (EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.
Língua Portugues(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
Proponentes/ ProfessoresAllan Américo Gonçalves e Cíntia Miranda Brüning
Instituição EducacionalE. M. Bárbara de Souza Morais
CRE:Central