You are currently viewing Geografia – Escalas cartográficas

Geografia – Escalas cartográficas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Mapa tesouro – https://pixabay.com/pt/photos/mapa-do-tesouro-navega%c3%a7%c3%a3o-mapa-1850653/

Escalas cartográficas

Você muito provavelmente já precisou manusear alguma escala cartográfica, nem que seja nos aplicativos dos smartphones que utilizam mapas para operacionalizar os seus serviços. Mas, você sabe o que é uma escala cartográfica? 

Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido, as escalas apontam a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Podemos encontrar escalas gráficas e numéricas ainda que sejam compostas pelas mesmas informações, elas não são iguais. 

Além disso, vale destacar que quando estamos nos referindo a escala, podemos estar mencionando as escalas que dizem respeito a área de abrangência ou ao alcance de algum fenômeno, podendo ser: Mundial, Continental, Nacional, Regional, Estadual, Municipal ou Local. 

A Copa do Mundo de futebol é um fenômeno de escala global, a Libertadores da América é continental, o Brasileirão está na escala nacional, a Copa do Nordeste regional, o Campeonato Goiano ocorre em escala estadual, torneios realizados apenas com times de uma cidade são competições municipais e o rachão com a galera do seu bairro é um fenômeno local. 

As escalas numéricas são dadas em centímetros, sempre vão começar com o número 1, geralmente ficam na porção inferior dos mapas e seguem o layout 1: 1 000 000 cm. A escala de um para um milhão (1:1.000.000 cm), nos informa que a cada um centímetro percorrido no mapa equivale a  um milhão de centímetros percorridos na realidade. 

Já as escalas gráficas são dadas em quilômetros, o espaço entre os gráficos geralmente medem 1 cm e representam a distância no mapa. Veja: 

Imagem I – Escala gráfica 

Nesse exemplo, presente na Imagem I, um centímetro percorrido no mapa corresponde a 10 km percorridos na realidade. As duas escalas gráficas, estão transmitindo a mesma informação, ainda que na segunda tenha dois espaços 1 cm percorrido no mapa que apresenta escala também vão corresponder a 10 quilômetros na realidade.

RESPONDA AS QUESTÕES


Questão 01

Assinale a alternativa que apresenta a escala pequena de um mapa. 

(A) 1: 5 000 cm

(B) 1: 50 000 cm 

(C) 1: 500 000 cm 

(D) 1: 5 000 000 cm

Questão 02


O que são coordenadas geográficas? Se possível, utilize o computador ou smartphone

Na charge Haroldo, o tigre, desconsidera o elemento cartográfico que aponta a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Dentre as alternativas abaixo, assinale o elemento cartográfico desconsiderado por Haroldo.

(A) Legenda

(B) Recorte espacial 

(C) Localização geográfica

(D) Escala cartográfica

Questão 03

Jogos Olímpicos 

Os Jogos Olímpicos são a única competição atlética verdadeiramente global, multiesportiva e comemorativa do mundo. Com mais de 200 países que participam de mais de 400 eventos nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, as Olimpíadas é onde o mundo compete, se sente inspirado e está unido.

Fonte: https://olympics.com/pt/olympic-games

Paris 2024 – Fonte: https://www.paris2024.org/en/

Os Jogos Olímpicos reúnem diversos países em competições esportivas. Em especial, as Olimpíadas ocorrem a cada quatro anos e são capazes de ganhar os noticiários na imprensa mundial devido as acirradas disputas pelas medalhas de ouro.

Sabendo que a escala das Olimpíadas é global, cite exemplos de eventos que ocorrem em escala nacional, regional ou local.

Questão 04

Aponte quais são as diferenças entre a escala de um fenômeno e escala cartográfica.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 17 – Escalas cartográficas – 6º Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wnj0KYWcW34>. Acesso em: 18, nov. 2022.

Autoria:Ailton Domingos da Silva
Formação:Graduado em Geografia.
Habilidade:(EF06GE08-C)Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
FARIAS, P. S. C.  A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 12 de novembro de 2022.