Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/11/treasure-map-g6e816f02d_1920-e1668801895814-1024x683.jpg)
Escalas cartográficas
Você muito provavelmente já precisou manusear alguma escala cartográfica, nem que seja nos aplicativos dos smartphones que utilizam mapas para operacionalizar os seus serviços. Mas, você sabe o que é uma escala cartográfica?
Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido, as escalas apontam a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Podemos encontrar escalas gráficas e numéricas ainda que sejam compostas pelas mesmas informações, elas não são iguais.
Além disso, vale destacar que quando estamos nos referindo a escala, podemos estar mencionando as escalas que dizem respeito a área de abrangência ou ao alcance de algum fenômeno, podendo ser: Mundial, Continental, Nacional, Regional, Estadual, Municipal ou Local.
A Copa do Mundo de futebol é um fenômeno de escala global, a Libertadores da América é continental, o Brasileirão está na escala nacional, a Copa do Nordeste regional, o Campeonato Goiano ocorre em escala estadual, torneios realizados apenas com times de uma cidade são competições municipais e o rachão com a galera do seu bairro é um fenômeno local.
As escalas numéricas são dadas em centímetros, sempre vão começar com o número 1, geralmente ficam na porção inferior dos mapas e seguem o layout 1: 1 000 000 cm. A escala de um para um milhão (1:1.000.000 cm), nos informa que a cada um centímetro percorrido no mapa equivale a um milhão de centímetros percorridos na realidade.
Já as escalas gráficas são dadas em quilômetros, o espaço entre os gráficos geralmente medem 1 cm e representam a distância no mapa. Veja:
Nesse exemplo, presente na Imagem I, um centímetro percorrido no mapa corresponde a 10 km percorridos na realidade. As duas escalas gráficas, estão transmitindo a mesma informação, ainda que na segunda tenha dois espaços 1 cm percorrido no mapa que apresenta escala também vão corresponder a 10 quilômetros na realidade.
RESPONDA AS QUESTÕES
Questão 01
Assinale a alternativa que apresenta a escala pequena de um mapa.
(A) 1: 5 000 cm
(B) 1: 50 000 cm
(C) 1: 500 000 cm
(D) 1: 5 000 000 cm
Questão 02
O que são coordenadas geográficas? Se possível, utilize o computador ou smartphone
Na charge Haroldo, o tigre, desconsidera o elemento cartográfico que aponta a proporção que a realidade foi reduzida para ser representada no mapa. Dentre as alternativas abaixo, assinale o elemento cartográfico desconsiderado por Haroldo.
(A) Legenda
(B) Recorte espacial
(C) Localização geográfica
(D) Escala cartográfica
Questão 03
Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos são a única competição atlética verdadeiramente global, multiesportiva e comemorativa do mundo. Com mais de 200 países que participam de mais de 400 eventos nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, as Olimpíadas é onde o mundo compete, se sente inspirado e está unido.
Fonte: https://olympics.com/pt/olympic-games
Os Jogos Olímpicos reúnem diversos países em competições esportivas. Em especial, as Olimpíadas ocorrem a cada quatro anos e são capazes de ganhar os noticiários na imprensa mundial devido as acirradas disputas pelas medalhas de ouro.
Sabendo que a escala das Olimpíadas é global, cite exemplos de eventos que ocorrem em escala nacional, regional ou local.
Questão 04
Aponte quais são as diferenças entre a escala de um fenômeno e escala cartográfica.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Autoria: | Ailton Domingos da Silva |
Formação: | Graduado em Geografia. |
Habilidade: | (EF06GE08-C)Compreender, interpretar e medir as distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. |
Referencial Teórico: | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 12 de novembro de 2022. |